Coleção e outras madeiras ganham vida em ambientes assinados por Stella Maris, Rogério Menin e Andrea Pasin, unindo estética, funcionalidade e inovação em design
Referência global em painéis de madeira, a Arauco participa da Mostra Glass 2025, um dos principais eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Sul do país. Realizada em Novo Hamburgo (RS), de 30 de agosto a 2 de novembro, a edição deste ano tem como conceito "Viva", propondo uma nova forma de morar, viver e experienciar os espaços, com ambientes que destacam sensibilidade, elegância, propósito e sustentabilidade.
Parceira oficial do evento, a Arauco, que participa da mostra pela segunda vez, apresenta três ambientes assinados por arquitetos renomados, utilizando como referência a Coleção Ritmos, que evidencia a versatilidade e a força criativa da marca.
No Pro Marmo Gourmet, o arquiteto Rogério Menin integra design e funcionalidade em uma cozinha completa, onde uma ampla mesa se torna o centro das experiências. Unida a revestimentos em pedra, a paleta que une as cores Frevo Matt e Frevo Dueto (verdes, alegres e cheias de energia, promovendo a sensação de vitalidade e renovação, evocando também a celebração da vida), além do Tauari Clássico (com riqueza delicada e sutil, reproduzindo fielmente a lâmina natural dessa madeira) reforçam a sofisticação e durabilidade, criando um espaço ideal para receber, cozinhar e compartilhar momentos.
A Sala da Lareira, da arquiteta Andrea Pasin, combina elegância e aconchego em um ambiente que privilegia texturas naturais, iluminação precisa e um design que convida à contemplação e ao pertencimento — em sintonia com o tema central do evento.
Neste ambiente, são utilizadas as madeiras dos padrões Petar (visual de madeira ebanizada, com desenhos e reflexos sutis para acrescentar elegância ao mobiliário contemporâneo); e Pau-Ferro (madeira nobre que deve seu nome à robustez e dureza de sua madeira, que se estrutura em belas catedrais, veios contrastados e poros discretos, proporcionando sofisticação e elegância na arquitetura de interiores). Além disso, merece estaque a utilização do Frapê Matt, painel de MDF caracterizado pela leveza e a possibilidade quase infinita de combinações, tornando este padrão um verdadeiro curinga.
Já a Arena Arauco, assinada por Stella Maris, será o espaço de ativações, encontros e experiências ao longo da mostra. Inspirado em dois padrões da Coleção Ritmos, o projeto mescla volumes puros e contrastes marcantes — do bruto ao delicado, do claro ao escuro —, com mobiliário nacional e soluções funcionais que refletem um olhar contemporâneo sobre o habitar. As cores utilizadas são o Jazz Matt (com elegância sutil e a notável capacidade de se adaptar a diferentes contextos, com destaque para a riqueza de nuances e pela possibilidade de caminhos para improvisações criativas); e o Samba Trend (madeirado versátil e atemporal, com bastante dinamismo em seus veios e catedrais, simbolizando harmonia e fluidez).
“Nossa presença em múltiplos ambientes da Mostra Glass 2025 reafirma o compromisso da Arauco com a economia criativa e com o fortalecimento do setor. Queremos mostrar como nossas soluções se adaptam e inspiram diferentes propostas da arquitetura contemporânea", afirma Ana Paula Tuma Marquetti, arquiteta e especificadora Arauco.
Na última edição, a Mostra Glass atraiu mais de 18,6 mil visitantes em um espaço arborizado de 16 mil m². Para 2025, a expectativa é superar esses números e consolidar ainda mais o evento como referência em arquitetura, design e sustentabilidade no Sul do país.
Arauco na Mostra Glass 2025
Quando: 30 de agosto a 02 de novembro de 2025
Onde: Rua Almirante Barroso, 241, Centro – Novo Hamburgo | RS
Sobre a Arauco
No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega 3500 colaboradores e conta com 5 unidades industriais brasileiras.
As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose branqueada em Inocência (MS).
Todas as florestas de eucalipto plantadas no Brasil são certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®), que reconhece o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Foi a primeira companhia florestal do mundo a receber a certificação Carbono Neutro, em 2020, emitida pela Deloitte e auditada pela Price Waterhouse.
Globalmente e no país, a Arauco opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera. Até 2030, a companhia assumiu o compromisso de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 40,6% e diminuir em 35,1% as emissões de escopo 3, com relação à linha de base de 2019.
Comentários