Mostra Black Home Sul traz como tema Black Experience, refletindo a arquitetura como reflexo da existência humana e suas complexidades
Mostra propõe uma imersão sensorial por meio de ambientes que valorizam o conforto, a identidade e a conexão com a natureza
Mais do que uma mostra de arquitetura, design e paisagismo, a edição Curitiba da Mostra Black Home Sul convida o público a mergulhar em uma vivência transformadora. Com o tema Black Experience , o evento propõe uma reflexão profunda sobre como os espaços que habitamos são extensões da nossa própria existência – revelando camadas emocionais, afetivas e sensoriais que compõem a complexidade humana.
De 26 de agosto a 25 de novembro, duas charmosas casas na Rua Olavo Bilac, no bairro Batel, receberão 20 ambientes assinados por 26 renomados profissionais da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo. Cada projeto será pensado não apenas como uma vitrine de estilo e sofisticação, mas como uma tradução das múltiplas formas de viver, sentir e habitar.
“A Black Experience nasce da vontade de criar e esculpir espaços que proporcionem aos visitantes experiências únicas, ou seja, ambientes que toquem os sentidos, evoquem memórias e promovam acolhimento, conforto e bem-estar”, diz o CEO da Mostra Black Home Sul, Fernando Rodrigues . O protagonismo do tema, segundo ele, está na liberdade criativa dos profissionais em desafiar convenções arquitetônicas, seja por meio de um design arrojado, de soluções sustentáveis ou da conexão harmônica com a natureza.
“O espaço deixa de ser apenas físico e se torna simbólico. Cada ambiente é pensado para representar aspectos profundos da vivência humana e suas relações, sua individualidade, seus rituais e até suas pausas. É uma forma de reconhecer que a arquitetura impacta diretamente na maneira como existimos no mundo”, destaca o CEO.
Com uma programação paralela de encontros, palestras e experiências sensoriais, a mostra promete ser um ponto de encontro entre inspiração e reflexão, estética e funcionalidade, luxo e propósito. A curadoria dos ambientes, que mescla o residencial com o comercial, também reforça essa multiplicidade da existência contemporânea: são suítes, cozinhas, livings, studios, wine bars, restaurantes e espaços de trabalho pensados como territórios de expressão pessoal.
Ao propor um novo olhar sobre o morar e o viver, a Mostra Black Home Sul reafirma seu compromisso com a inovação, a originalidade e a busca por experiências autênticas. “Vejo Curitiba como o cenário ideal para celebrar a potência criativa de uma arquitetura que dialoga com as emoções e a essência de cada indivíduo”, finaliza Rodrigues.
A Mostra Black Home Sul
A Mostra Black Home Sul teve sua primeira edição realizada em 2024, em Porto Alegre, em uma loja âncora no Shopping Iguatemi. Agora, o projeto chega a Curitiba com uma proposta que alia design, inovação e sofisticação. Ao todo, serão 20 ambientes, entre residenciais e comerciais (como lounge, living, studio, suítes, loft, restaurante bar/café e muitos outros), além de um amplo paisagismo na Casa 02, assinado por Wilson Pinto.
A mostra chega a Curitiba com o tema Black Experience, buscando trazer experiências e exclusividade, com uma programação de eventos, palestras e cultura. O tema propõe a reflexão sobre a importância de viver experiências únicas. O ponto fundamental é criar e esculpir ambientes que proporcionem aos visitantes os mais variados tipos de experiências sensoriais através do aconchego, conforto e bem-estar, em espaços funcionais que desafiam as convenções arquitetônicas e se harmonizam com a natureza a partir de uma abordagem sustentável.
“Curitiba tem um público muito exigente que valoriza arte, arquitetura, decoração e design. E também tem um mercado em grande expansão neste setor. Por tudo isso, Curitiba merece uma edição da mostra, ainda mais especial”, finaliza Rodrigues.
SERVIÇO: Mostra Black Home Sul
Data: de 26 de agosto a 25 de novembro de 2025
Endereço: Rua Olavo Bilac, 486, Casa 01, Batel – Curitiba PR
Instagram: @mostrablackhomesul
Crédito: Bia Nauiack.
Comentários