Nova marca do mercado imobiliário de alto padrão em Curitiba, a Azure Imóveis atingiu R$ 38 milhões em vendas no primeiro trimestre de 2022.
Resultado fora
da curva para uma empresa com quase seis meses de atividade em um
cenário marcado por incertezas, o desempenho aponta para uma estratégia
bem-sucedida de renovação das práticas de negócio imobiliário.
“Trata-se de
um resultado extremamente satisfatório para uma empresa como a Azure,
sem carteira própria e baseada no modelo digital”, diz Maurício Mansano, diretor executivo e fundador da companhia ao lado de Marcelo Mansano e Daniel Padilha.
“Em um país
com a economia em dificuldades, estamos falando de quase R$ 12,7 milhões
mensais em vendas, promovidas por uma equipe de aproximadamente 20
colaboradores — um valor muito significativo”, avalia.
Perspectivas
Embora
trabalhe com a perspectiva de um ano instável por conta das eleições e
da Copa do Mundo — além de impactos do cenário geopolítico internacional
sobre a inflação no Brasil —, o diretor executivo da Azure avalia que o
potencial de crescimento do setor está dado pela demanda reprimida por
imóveis.
“Em uma
conjuntura próxima de maior previsibilidade econômica no País após as
eleições, teremos um cenário extremamente positivo em Curitiba nos
próximos anos”, diz Maurício Mansano.
“O imóvel segue hoje como a melhor modalidade de investimento.”
Singularidade
Idealizado em meio à pandemia, o modelo de negócio da Azure já nasceu digital,
desde as ações de marketing até o relacionamento com o cliente. “O
modelo de captação do cliente na web se tornou absolutamente decisivo
quando executado em alto nível”, diz Maurício.
A imobiliária também aposta no atendimento premium, que procura garantir com uma equipe altamente qualificada e com baixa taxa de rotatividade.
“Entendemos
que a melhor forma de oferecer uma experiência única para o cliente é
investir na qualificação e na valorização dos colaboradores, que atuam
em plenas condições de oferecer um atendimento altamente qualificado e
atenção exclusiva aos clientes”, explica Maurício.
“Esta ideia de
relacionamento elimina falhas comuns neste mercado, como a ausência de
resposta ou falta de tempo dos corretores — uma das principais
reclamações de clientes do setor.”
Entre os
diferenciais do atendimento oferecido pela Azure está a orientação
estratégica acerca do mercado para imóveis em avaliação. “Não se trata
apenas de dizer quanto um imóvel vale e aguardar um comprador”, define
Maurício.
“Buscamos ir
além das práticas costumeiras de venda com uma visão ampliada da
experiência do cliente e um entendimento profundo dos conceitos de
imóvel e de moradia. O imóvel é o objeto da negociação, mas o foco do
processo são as pessoas”, diz o diretor executivo.
Renovação
Maurício
Mansano, pós-graduado em Direito, atua no mercado imobiliário desde 2015
como corretor, coordenador, gerente e gestor de negócios. Marcelo
Mansano tem mais de uma década de experiência no mercado como
coordenador e gestor em incorporadoras e imobiliárias tradicionais de
Curitiba. Daniel Padilha, diretor administrativo, já atua neste mercado
desde 2017, com passagens por empresas como a Plaenge.
“Depois de
conhecer o setor a fundo, propomos um modelo para extinguir os
principais fatores de descontentamento de clientes e de profissionais do
mercado imobiliário”, explica Maurício. ”É um processo em andamento,
atento às tendências e mudanças do setor”, explica.
Embora tenha
iniciado sua atuação em um mercado local fortemente dominado por
empresas tradicionais, a Azure vem firmando suas próprias parcerias com marcas de referência, como as construtoras Laguna, Plaenge e Swell.
“São empresas
que têm know-how, ética e seriedade, e que tratam seus parceiros com
respeito”, diz o diretor executivo. “Engajamos os colaboradores em
treinamentos específicos para seus produtos, para que tenham plena
capacidade de apresentá-los.”
Desempenho
A alta geração
e retenção de know-how é decisiva para a atuação no segmento comercial,
um dos nichos onde a Azure trabalha com maior desenvoltura. Entre os
serviços oferecidos pela empresa estão estudos de viabilidade e execução
técnica e jurídica na prospecção de terrenos para a indústria.
“Estamos
criando uma carteira de clientes com alto potencial de compra”, diz
Maurício. “São negócios superiores a R$ 10 milhões na área comercial e
acima de R$ 3 milhões no segmento residencial, com tíquete médio
superior a R$ 1 milhão.”
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