CASACOR PARANÁ 2021, MOSTRA ESTÁ EM SUA 27ª EDIÇÃO

CASACOR Paraná 2021: conforto, funcionalidade e elementos da natureza marcam a 27ª edição da mostra 

O público pode conferir a partir deste domingo (dia 5) as novas tendências de morar e trabalhar no mundo pós-pandemia 

Depois de um ano de recesso por conta da pandemia, a CASACOR Paraná está de volta cheia de novidades e preparada para receber o público com toda a segurança! A partir deste domingo (5), a 27ª edição da Mostra apresentará as principais tendências e inspirações que representam o novo estilo de morar e trabalhar que os novos tempos exigem. 

Atualmente, um projeto bonito ou a assinatura de profissionais renomados não bastam mais. Agora a qualidade de vida, a preocupação com a saúde e com o convívio são os principais direcionamentos das propostas. 

A disruptura ocorrida nesse período pandêmico fortaleceu ainda mais o cuidado e o envolvimento da CASACOR Paraná com as necessidades da sociedade. O mundo está mudando diariamente, muitas inovações foram antecipadas, a necessidade por adaptação aumentou e, por isso, apresentamos tendências que vão fazer parte da nossa vida de uma maneira leve e integrada, ampliando as possibilidades para viver bem", diz Marina Nessi, diretora da CASACOR Paraná.

Tendências do presente e do futuro

As tendências da arquitetura vêm para ditar um caminho confortável e prático a ser seguido dentro dos lares e até no local de trabalho dos brasileiros. Todos os projetos buscam a sintonia entre o aconchego e contemporaneidade, para criar espaços ideais para o descanso, a desconexão com mundo e a saúde física e mental.

1)    Terra e verde 

A escolha de tons neutros e terrosos são a aposta de muitos profissionais para não sobrecarregar o ambiente, além de muita madeira e mobiliário acolhedor que se mistura com peças de memória afetiva. O verde também se faz presente com a natureza que invadiu as casas para trazer a tranquilidade necessária no dia a dia.

 2)    Luz, cores e texturas

As cores alegres e as texturas não ficaram de fora! Elas foram a escolha de arquitetos e designers de interiores para fomentar a redescoberta das sensações que somente um verdadeiro lar pode proporcionar. Assim como a luz natural, que tem papel essencial nos projetos por ressaltar os espaços e colaborar com a economia de energia.

3)    Varandas valorizadas 


Na busca pela multifuncionalidade dos ambientes, as varandas passaram a ser opção de lazer e descanso. Na Mostra, os profissionais investiram nesses espaços utilizando elementos sustentáveis, layouts diferenciados e a integração com outros ambientes e com a natureza. 


Loft com Varanda do escritório Architetonika.  Fotografia: Patricia Amâncio. 


4)     Work from home 

O home office virou o novo sonho do brasileiro. Salas multiuso e mais privativas fazem parte dos projetos apresentados, com versões mais estruturadas, privativas, amplas, decoradas, iluminadas e prontas para seguir por horas de atividades profissionais.

O elenco - Os arquitetos, designers de interiores e paisagistas que integram esta edição foram convidados a mergulhar em sua própria história para entender a função da casa na contemporaneidade.  

Quem irá repetir o sucesso de outras participações: Wolfgang Schlogel, Marcelo Lopes, Denise Leal Ribas, Carolina Leal Ribas, Luana dos Santos Luciano, William Greboge, Frederico Carstens, Antônio J. Gonçalves Jr., Ary Alberto Jacobs, Renan Mutao, Bianca Moraes, Alessandro Cavalcanti, Ricardo Makhoul, Luciana Gibaile, Alexandre Weiss, Nelson Machado, Viviane Tabalipa, Felipe Guerra, Daniela Cerbatto, Rafael Cerbatto, Carlos Tietjen, Christian Schonhofen, Richard Schonhofen, Larissa Gomes, Kátia Herzog, Viviane Busch, Larissa Loh, Mariana Paula Souza, Thiago Zoller, Yara Mendes, Ana Claudia Marini, Luiz Maingué e Cynthia Karas.

Estreiam neste ano os profissionais: André Henning, Roberta Jiraschek, Daniela Niederauer, Rodolpho Gutierrez, Ismael Gustavo Zanardini, Thatiane Botto de Barros, Katherine Heim Weber, Nicolle R. Nogueira, Paloma Albuquerque, Luciana Oliveira Wosch, Méry Barone, Leonardo Tulli, Arthur Calliari, Givago Ferentz, Alessandra Ramos, Sheila Jesus, Juliana Gabardo, Claudia Pimentel Bueno, Raísa Bueno Ribeiro, Ninha Chiozzini, Luana Vansin, Gustavo Scaramella, Karol Venturi e Bruno Bressan.

Uma piscina de novidades 

Outra novidade deste ano é o novo e inusitado espaço que foi escolhido para abrigar a CASACOR Paraná. Um antigo centro poliesportivo (Rua Álvaro Alvim, 91 - Seminário) foi totalmente transformado para abrigar os 39 ambientes da Mostra. 

Marina explica que toda a potencialidade do imóvel, incluindo as piscinas e o enorme pé-direito, foi aproveitado para que os expositores pudessem dar asas à sua imaginação. “Nesse lugar, nós conseguimos nos reinventar para não somente apresentar os projetos magníficos que selecionamos, mas também para oferecer um espaço lúdico e artístico”. 

Quem visitar a CASACOR Paraná entre os dias 5 de Setembro e 17 de Outubro poderá aproveitar também os espaços de encontro e gastronomia. Como presente para a cidade, foram criadas duas praças em frente à construção para que os frequentadores possam aproveitar o momento enquanto esperam sua vez de entrar no local, que tem acesso limitado e com hora marcada.  

Dessa forma, CASACOR se consolida como uma atração de ‘marketing de experiências’ por abranger plataformas de entretenimento, cultura, lazer e compras. Além disso, restaurante, café e lojas tornam a CASACOR um programa completo para toda a família”, acrescenta a diretora. 

A Casa Original  

Em 2021, cada arquiteto, designer de interiores e paisagista interpretou o tema “A Casa Original” da sua maneira. E dessa pluralidade nasceu uma Mostra que deve encantar a todos.

“A Casa Original“, nas palavras da diretora da CASACOR, é a atualização do estilo de morar e trabalhar que reúne o avanço das tecnologias e a necessidade de conexão com as próprias raízes.

Essa abordagem surgiu da necessidade surgida de encontrar equilíbrio entre o passado e o futuro, o clássico e o contemporâneo, o simples e o sofisticado por meio da criatividade e do retorno às nossas fontes”, acredita Marina. 

Além dos protocolos de segurança  

Todas as providências foram tomadas para que a CASACOR seja reconhecida como uma mostra completamente acessível e segura, conforme os decretos em vigor e a implantação de medidas sanitárias extras contra a COVID-19. 

Um potente sistema de renovação de ar foi instalado para assegurar ventilação forçada nas áreas fechadas do imóvel, além das reconhecidas medidas como redução do fluxo de visitantes, aferição de temperatura, displays de álcool gel, sanitização, higienização e desinfecção de ambientes oferecidos pela empresa Premyer. 

Mostra física e digital 

A 27ª CASACOR Paraná inova também com a utilização do formato híbrido – ou seja, além da visitação presencial, a Mostra oferecer um suporte digital, que amplia e complementa a experiência física. 

Na versão online, em especial no completíssimo Tour 3D, é possível conferir todos os ambientes, assim como pelas fotos e vídeos disponíveis no site oficial. O Anuário Digital ainda vem para completar a vivência, unindo tudo sobre a edição 2021 da Mostra em um único local. 

A CASACOR Paraná 2021 tem patrocínio Master Deca. Coral é a tinta oficial. Os  apoiadores são STM Empreendimentos, Instituto Municipal Curitiba Turismo e Tecnogran Revestimentos. Band Paraná é o veículo oficial da CASACOR Paraná. NH Curitiba The Five é o Hotel Oficial. 

Serviço: CASACOR Paraná 2021
Data: de 5 de Setembro a 17 de Outubro de 2021 – de terça a domingo;
Endereço: Rua Álvaro Alvim, nº 91 – Seminário, Curitiba - Paraná;
Horários: de terça a sábado, das 13h às 21h. Aos domingos, das 13h às 19h. Nos feriados de 7 e 8 de Setembro e 12 de Outubro, das 13h às 19h;
Tempo de permanência: o tempo total de permanência na Mostra é de 3 horas.
Ingressos: vendas online, mediante agendamento prévio de horário por meio do link https://casacorparana.byinti.com
Vallet e estacionamento em frente à Mostra (não conveniado)
Siga-nos nas redes 

Fotografia: Alice Varajão.
Esta jornalista vem acompanhando a mostra CasaCor Paraná há mais de 25 anos.
Estive no Open Day que foi no sábado passado.

Comentários