ARAUCO TERÁ ESPAÇO EXCLUSIVO COM INSPIRAÇÃO ANDINA NA CASACOR PARANÁ

ARAUCO TERÁ ESPAÇO EXCLUSIVO COM INSPIRAÇÃO ANDINA NA CASACOR PARANÁ 

 Outros sete ambientes da edição de 2021 do evento terão produtos Arauco em sua composição. 

A Arauco está confirmada na edição de 2021 da CASACOR Paraná. Oito ambientes do evento, referência mundial em arquitetura e decoração, terão produtos da marca. Um desses espaços é exclusivo, onde todos os móveis e revestimentos foram executados com painéis de melamina Arauco, à exceção do piso, original do local onde a CASACOR foi instalada, em Curitiba (PR). Em 2021, a mostra será phygital – física e digital ao mesmo tempo – e ocorre entre 05 de Setembro e 17 de Outubro, com o tema “A Casa Original”.

Assinado pelo escritório Leal Ribas Engenharia e Arquitetura, com as arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas à frente da equipe, o espaço Living Las Condes Arauco foi batizado em homenagem a um bairro homônimo de Santiago, no Chile, país natal da empresa. Trata-se de uma região da capital chilena conhecida por sua pegada cosmopolita, que mistura hotéis de luxo, restaurantes sofisticados, pubs tradicionais e lojas descoladas. Ao mesmo tempo, Santiago é conhecida pela onipresença da Cordilheira dos Andes, formada há milhões de anos, como uma espécie de guardiã ancestral dos chilenos. 

Neste ano, o conceito da CASACOR propõe um retorno às origens, aliado ao papel que a tecnologia tem no mundo contemporâneo. Com isso em mente, fomos pesquisar a cultura e a ancestralidade do Chile, muito representada pela Cordilheira dos Andes, que buscamos reproduzir de forma poética nesse espaço”, conta Carolina. 

No living, painéis da Arauco foram usados para montar a silhueta da montanha, em tons de azul e cinza. A ideia é que essa cordilheira particular também seja um espaço para fotos, bastante “Instagramável”. Os profissionais responsáveis escolheram padrões das coleções Fundamental e Habitat da empresa para compor o ambiente, com painéis de melamina Arauco no revestimento das paredes e na construção de uma estante que ocupa todo o comprimento da sala.

Como um living é um espaço de convivência, buscamos criar diferentes ambientações em uma sala única. A diversidade de painéis que a Arauco tem proporciona isso. A marca tem uma gama muito extensa de padrões, cores e texturas. Isso sem falar na qualidade. Além disso, o conceito da Arauco, que une sofisticação e sustentabilidade, vai ao encontro do que acreditamos no escritório”, afirma Carolina. 

Para o gerente de Produto e Tendências da Arauco, Solon Cassal, participar da CASACOR Paraná é importante não só pela tradição e visibilidade do evento, mas porque Curitiba é a casa da marca no Brasil. Por esse motivo, a empresa tem uma ligação estreita com profissionais da cidade.

 Em 2021, a CASACOR Paraná vai ser muito especial, em um lugar inusitado e com grandes ambientes. Foi muito prazeroso trabalhar com os arquitetos e decoradores nos seus projetos, já que, pela primeira vez, teremos o lançamento de toda uma coleção, a Fundamental, nos ambientes do evento. É uma experiência inédita para a Arauco”, comenta Cassal. 

O Living Las Condes Arauco é assinado pelos arquitetos Carolina Leal Ribas, Denise Leal Ribas, Luana dos Santos Luciano e William Greboge. 

Padrões da Arauco utilizados no projeto: Rícori Nativo, Reali, Camelo, Concreto Decor, Azul Sereno, Cinza Puro, Lord, Espresso, Nimbus, Azulão, Flor de Algodão e Beton. 

Outros ambientes

Além do espaço Living Las Condes Arauco, exclusivo da marca, outros sete ambientes da CASACOR Paraná 2021 terão os produtos da empresa. Confira:

Meeting Point Divisystem - Arquiteto: Carlos Tietjen

Padrões Arauco utilizados no projeto: Nogueira Persa, Reali e Lord

Um espaço multiartístico, com decoração pautada pelo design brasileiro. Os produtos autênticos e com diversas possibilidades de aplicação da Arauco trouxeram conforto e sofisticação ao ambiente, que mistura texturas para ampliar as sensações do lugar, mesclando inovação e tradição de forma única.

Studio Tech  - Arquiteto: Luiz Maingué

Padrões Arauco utilizados no projeto: Alpaca, Camelo e Espresso  

Proposta de apartamento de 40 metros quadrados (m²) que propicia extremo conforto e facilidade na manutenção para uma pessoa ou até mesmo um casal. O cenário é intimista e convida o morador a voltar-se para dentro de casa, com atmosfera calorosa e contemporânea. 

Escolhemos Arauco pela qualidade indiscutível do material, mas também porque nos identificamos com os valores da marca. O padrão Alpaca traz conforto e aconchego, enquanto o Espresso e o Camelo são cores neutras, que combinam com tudo. Tons acinzentados evocam conforto e modernidade às composições, além de inspirarem sutileza, maturidade e responsabilidade. O Camelo, por sua vez, é mais quente e invoca nossa conexão com a terra. No fim, conseguimos uma combinação elegante e carregada de significados”, comenta Maingué.

Estar íntimo - Designer de interiores: Larissa Gomes 

Padrão Arauco utilizado no projeto: Rícori Nativo

Uma sala intimista, voltada à toda a família. Os painéis Arauco, no padrão Rícori Nativo, estão presentes no muxarabi e na brinquedoteca do estar íntimo. O muxarabi é um clássico da arquitetura árabe, que consiste em um fechamento em forma de treliça, geralmente feito de madeira. Semelhante ao brasileiríssimo cobogó, é usado para delimitar espaços ao mesmo tempo em que permite a permeabilidade visual.

Lavabos Habitat - Designers de interiores: Paloma Albuquerque, Luciana Oliveria Wosch e Mery Barone

Padrões Arauco utilizados no projeto: Castanheira Natural, Bruma e Búfalo 

Os banheiros trazem linhas que evidenciam a natureza, como um jardim vertical e um teto que se assemelha a nuvens. Os produtos Arauco estão em painéis nas paredes do hall, no lavabo feminino e no masculino, que remetem a florestas. 

Escolhemos a Arauco para o nosso projeto justamente por ser uma empresa que cuida do planeta, uma pauta que valorizamos muito”, pontua a designer Paloma Albuquerque. 

Estar da Lareira  - Designer de interiores: Kátia Herzog

Padrão Arauco utilizado no projeto: Cinza Puro 

Ambiente criado com o estilo neoclássico, uma característica do escritório responsável pelo projeto. É um espaço sofisticado, que leva tons brancos e acinzentados, com destaque para o padrão Cinza Puro da Arauco. No ambiente amplo, o tom vinho das poltronas centrais são o ponto de cor.

Sala de Fragrâncias  - Arquitetas: Ana Claudia Marini e Yara Mendes

Padrões Arauco utilizados no projeto: Jequitibá e Sal Rosa 

Utilizados em 90% do projeto, os painéis da Arauco nos padrões Jequitibá e Sal Rosa conferem ao ambiente a delicadeza necessária à sala ampla e bem iluminada. O espaço foi projetado com o objetivo de ser um ambiente com emoção e elegância. 

Optamos por dois lançamentos da Arauco que proporcionam uma sensação de conforto e aconchego e trazem a natureza para o espaço”, aponta a arquiteta Ana Claudia Marini.

Pool Party  - Arquiteto: Felipe Guerra 

Padrões Arauco utilizados no projeto: Carvalho Americano, Jequitibá, Jatobá Brasileiro, Nogueira Pecan, Tinto e Ébano

Projetado para ser o centro de eventos CASACOR Paraná 2021, o salão de festas utiliza painéis de madeira da Arauco como um contraponto com os tons em azul do ambiente.

A intenção é criar uma ilha de conforto e aconchego, um refúgio de descanso e descompressão para os atribulados dias atuais”, comenta Felipe Guerra, que assina o projeto.

A arquibancada, feita inteiramente com painéis da Arauco, desenrola-se de forma assimétrica, criando um elemento cênico central no ambiente, que se completa com a instalação paisagística da artista Manu Daher. 

Sobre a Arauco  - A Arauco é a maior companhia florestal das Américas e a segunda maior produtora mundial de painéis de madeira, elaborados com matérias-primas de fontes sustentáveis e revestidos com padrões e acabamentos que acompanham as tendências mundiais em móveis, arquitetura e design de interiores. 

Com 51 anos de história, a Arauco possui operações em mais de 80 países e fábricas no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e África do Sul. Recentemente, transformou-se na primeira companhia florestal do mundo a certificar sua neutralidade de carbono. Para mais informações, acesse https://www.arauco.cl/brasil/.

* Denise Leal Ribas e William Greboge.
Fotografia: Alice Varajão®

Comentários