Líder mundial em design,
com extensa relação de premiações conquistadas, como os consecutivos prêmios
Red Dot Design e a disputadíssima classificação entre os cinco finalistas em
uma das categorias do Frame Awards 2018, considerado o mais prestigiado prêmio
de arquitetura do mundo, a multinacional alemã fabricante de decors Interprint também é
reconhecida pelo forte incentivo a um ambiente voltado à inovação e à criação
nos diversos mercados em que atua. Por meio de sua unidade brasileira, com
avançada fábrica situada em São José dos Pinhais (PR), que atende toda a
América Latina, a marca já se tornou referência também para o design
brasileiro, com ações como o patrocínio do Prêmio Salão Design 2018 e o
lançamento do evento Interprint Design Week, que se difundiu nas demais filiais
da companhia ao redor do mundo. Fiel ao seu DNA impregnado de design, a
Interprint do Brasil foi convidada pela Movergs para participar como
palestrante do 1º Fórum Movergs de Design, em 19 de Julho no moderno Centro
Empresarial de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Na ocasião, a arquiteta Helena
Capaz, gerente de vendas e marketing da Interprint do Brasil, falará sobre
“Design Experience”.
O design como experiência,
voltado à forma, à textura, à função e à expressão, individual e coletiva, é
uma macrotendência global – que a Interprint do Brasil aborda de forma clara,
leve e aprofundada no Fórum Movergs de Design, dentro do tema “Design
Experience”, trazendo highlights do segmento e de áreas afins, como moda e lifestyle.
Quatro conceitos-chaves concebidos pela Interprint nortearão as reflexões sobre
design experience:
- Smart Material | Chaves: smart, impressão 3D, futuro
A nova materialidade: o fascínio da
superfície. Na moda, na indústria ou no morar, os materiais inteligentes estão
moldando nossas vidas. Novos recursos, como mudanças de cores, sensações
intensas ou efeitos especiais criam um visual único. Novos materiais emergem
das novas tecnologias.
- Up/Cycling | Chaves: consciência, responsabilidade,
reuso
A segunda vida: os recursos naturais são mais
valiosos do que nunca. Sustentabilidade importa. É ótimo quando os materiais
passam por um segundo ou mesmo um terceiro ciclo de vida. Quando uma mochila é
feita de papel reciclado – ou a frente de uma cozinha de antigas garrafas PET.
Up/Cycling significa apreço: não só pelas pessoas e pelo meio ambiente, mas
pela diversidade e criatividade.
- Non_Conform | Chaves: imperfeição, autenticidade
A estética do imperfeito: imperfeição em vez
de perfeição. Com a digitalização, buscamos o particular, a imperfeição, a
espontaneidade. Mesmo móveis e acessórios fabricados industrialmente parecem
como que “feitos por mim mesmo”, com traços de uso que os particularizam.
Design de interiores e móveis se mostram imperfeitos, de propósito.
- Co-Evertything | Chaves: colaboração, coworking,
co-todas as coisas
A força do “nós”: esta é uma tendência cada
vez mais forte: co-everything. Viver e trabalhar em cooperação criativa.
Coworking, cocriação, covida, são as palavras-chaves de um mundo em que
“juntos” gera mais valor do que “sozinho”. Uma troca livre de habilidades e
conhecimento.
Estes conceitos, elaborados pela Interprint, inspiraram a criação
do Six Pack 2018, lançado em fevereiro para a América Latina dentro da
Interprint Design Week e com suas premissas consolidadas pelos lançamentos das
principais brands da Semana de Design de Milão, no último mês de abril.
SOBRE
HELENA CAPAZ
Com 32 anos de atuação no mercado de painéis e revestimentos de
superfície para os segmentos de mobiliário, design, interiores e arquitetura,
Helena Capaz é considerada no mercado nacional e internacional uma profissional
de referência em seus campos de expertise, com vasta experiência nas principais
corporações deste setor, como Duratex S/A e a multinacional Interprint.
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem
especialização em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e
Marketing. Atua há três anos na Interprint do Brasil, na posição de Gerente de
Vendas e Marketing para a América Latina, conduzindo com a direção e a equipe
destas áreas a expansão da companhia desde a instalação de sua fábrica no Brasil,
em 2015, a mais moderna do grupo. Com perfil inovador e pioneiro, trouxe ao
Brasil ao longo de sua carreira muitas das inovações hoje incorporadas nos
segmentos de painéis e decors, que influenciaram o desenvolvimento de toda a
cadeia de móveis, arquitetura e interiores.
SOBRE A INTERPRINT
Multinacional alemã líder no mercado de papéis decorativos, atua
como fornecedora da indústria de painéis de madeira e mobiliário. Os papéis
decorativos da Interprint decoram peças de mobiliário, pisos e acabamentos internos.
É considerada referência mundial em design e inovação nos segmentos de
arquitetura, design e interiores. Sob a direção de Lourdes Manzanares, a
Interprint está presente no Brasil desde 2011, quando inaugurou seu escritório
comercial no país. E, desde o segundo semestre de 2015, com a mais moderna
fábrica na região, instalada em São José dos Pinhais (PR), atendendo toda a
América Latina.
1º Fórum Movergs de Design
Palestra: Design Experience
Palestrante: Helena Capaz, Arquiteta, Gerente de Vendas e
Marketing Interprint
Quando: 19 de Julho de 2018
Horário: 11h15
Local: Centro Empresarial de Bento Gonçalves | Bento Gonçalves
(RS)
Informações: http://www.movergs.com.br/design
Interprint do Brasil
Rua Gilvani Augusto Criminácio, 315 – Campo Largo da Roseira - São José dos Pinhais (PR)
Tel.: (41) 3513-9400
Email: brazil@interprint.com
Site: www.interprint.com
Comentários