NATAL COM FLORES: ESPECIALISTA DÀ SUGESTÕES DE ARRANJOS

Paulo Scherer, florista da Esalflores, ensina a criar arranjos com plantas naturais e elementos natalinos

Uma das tradições mais populares durante o período de festas de final de ano, é sem dúvida decorar a casa com temas natalinos. As luzes e itens que remetem ao Papai Noel são as atrações principais, mas para complementar o ambiente e criar uma composição elegante e acolhedora, uma boa opção é incluir arranjos florais na decoração.

Para dar um toque especial na ornamentação de natal, o ideal é explorar as cores das flores da estação. “As cores clássicas do Natal são o vermelho e verde, então pode-se apostar sem medo nas folhagens e flores nessas cores,  mas a data também é muito representada por elementos típicos e tons de dourado e brilhos, portanto, uma ideia legal é montar arranjos mesclando plantas com os próprios adornos de natal, como as bolas e fitas ”, sugere Paulo Scherer florista da curitibana Esalflores, maior floricultura do país.  “Uma boa opção é incluir também pinhas e ramos de trigo entre as flores para incrementar o arranjo ”, acrescenta o profissional. 

Para a mesa da ceia, a dica é incorporar frutas e oleaginosas a composição. “Você pode montar um arranjo, e uma travessa de prata ou vidro, com flores, folhas e um cacho de uva ou maças verder por exemplo”, sugere Paulo Scherer. “Nozes e castanhas com casca também combinam bem e criam um visual bem natalino”, completa. Criar combinações com os outros elementos da decoração também é uma alternativa, “Se a toalha for vermelha, pode-se espalhar folhas verdes sobre a mesa, ou optar por um arranjo comprido só com folhagens verdes. Ou o contrário, espalhar flores vermelhas em uma toalha verde”, propõe o profissional.


A tradicional Poinséttia, conhecida como Espírito Santo ou  Flor do Natal é uma alternativa que não tem erro. Além de chamar a atenção pela beleza com folhas  largas e um  vermelho característico, é ideal para dar um toque elegante ao ambiente, mas exige cuidados específicos. “A Espirito Santo dura cerca de 2 a 3 meses no vaso, mas é preciso mantê-la em um espaço com claridade e realizar a rega cerca de 1x por semana. Lembrando que o ideal é observar a umidade da terra, pois as condições do ambiente variam muito a necessidade de rega, já que a presença de ar condicionado ou espaço fechado sem muita circulação de ar podem exigir mais ou menos água ”, orienta o florista.

Árvores de natal naturais 
Outra possibilidade que agrega requinte e graciosidade a decoração de natal é optar pela versão natural do habitual pinheirinho de Natal. A Tuia Holandesa é a opção mais popular para este fim e pode ser encontrada em diversos tamanhos. Na Esalflores, há opções de 30cm a 2m de altura com preços que variam entre R$ e R$  “A Tuia dura cerca de 1 a 2 meses, dificilmente vai durar de um ano para o outro, mas é ideal para o período das festas de natal e ano novo.” explica o florista. “Para mantê-la saudável é preciso muita água e luz. Quanto aos enfeites , não há restrição, assim como as árvores artificiais, os galhos suportam e combinam bem com os mais variados tipos de adereços natalinos.” finaliza. 


 A floricultura e Garden Center da Esalflores fica na Rua 24 de Maio, n° 1839, no Bairro Rebouças, em Curitiba (PR), e vai funcionar em horário especial para o Natal: 23/12: 8h às 19h, 24/12: 8h às 16h, 25/12: Fechado e 26/12: 9h às 17h. Além disso, a Esalflores conta com outras unidades fixas nas cidades de Curitiba, São Paulo e Recife. Mais informações no site www.esalflores.com.br, na página da empresa no Facebook (www.facebook.com/Esalflores) ou pelo telefone (41) 3091-0403. 



Comentários