Novas vitrines de Outono na Artefacto Curitiba
Inspiradas em Ex_Machina
e Medo e Delírio em Las Vegas, profissionais surpreendem com projetos que
trazem futuro, rusticidade e natureza
A Artefacto Curitiba inaugurou recentemente as suas vitrines de Outono, com projetos assinados por Luciana Baggio e Flávia Bonet.
Ainda com o tema Decor + Cinema, os projetos encerram a Mostra Artefacto 2018
em grande estilo, com projetos que falam sobre futuro e contemporaneidade,
natureza e calor.
Ava Window, robô do filme
‘Ex_Machina: Instinto Artificial’, é a inspiração da designer Luciana Baggio,
que projetou um living e quarto contemporâneos. “A história do filme mostra um
bilionário que tem prazer em criar e “humanizar “ ao máximo robôs femininos,
até que sua última invenção se rebela e manipula a todos para, finalmente, se
libertar. Como a casa mostra vários detalhes em pedra (inclusive uma das
paredes do living é uma enorme rocha), decidimos usar duas divisórias retro
iluminadas, que reproduzem uma rocha”, conta Luciana, que seguiu a linha
cimento queimado e concreto que aparece em abundância na casa do filme. Para
deixar harmônico, a designer usou uma base neutra em tons de cinza, além de
obras de arte bem contemporâneas. O design das luminárias também foi idealizado
especialmente para o ambiente pela equipe da DSGNSELO.
Todo o espaço conta com diversas
texturas. “Na minha opinião, isso traz aconchego a qualquer tipo de projeto”,
comenta Luciana, que usou linho, veludo, couro natural, camurça, pedra, vidro,
aço com microtextura. “Usamos, também, tonalidades de cinza, além de um pequeno
toque rosé, pois no filme a robô tem uma poltrona nesse tom no ambiente onde
vive”, completa Luciana. No mobiliário estão o módulo Escape, em linho Ratier
Boucle Montreal cor Neblina (lançamento Artefacto), as poltronas e pufes
Lounger em couro natural grafite, e a mesa componível Carlo, com acabamentos se
misturam harmonicamente. Para o ambiente do robô Ava, o sofá Illi em veludo
cinza, a mesa de apoio Trevi e a enorme mesa Kham – usada como escrivaninha –
se unem a cadeira Chiara e o espelho Elie para dar o toque futurista que o
filme sugere. “A ideia é refletir ao máximo a iluminação natural”, conta
Luciana.
Do futuro direto para as montanhas
secas e vegetação rasteira de Las Vegas, Flavia Bonet valorizou os materiais
rústicos e naturais, com foco nas altas temperaturas e clima árido. O projeto,
inspirado no filme ‘Medo e Delírio em Las Vegas’, traz cores quentes em detalhes
e na decoração. “Nos inspiramos no conceito do deserto e dos tons quentes
predominantes na paisagem de Nevada. Apostamos no espaço claro e na
neutralidade com uso de tons quentes em detalhes”, conta Flavia.
O resultado é
um ambiente despojado com valorização do rústico e natural. “Deixamos o espaço
descontraído, com mesa de bilhar e móveis com fibras naturais, que não deixam
de ser elegantes e acolhedores”, completa a arquiteta. No mobiliário destaque
para a linha light gray, ratier de linho natural, veludo nos sofás, alguns
toques de couro no baú e puffs e fibras naturais de algumas poltronas e
cadeiras. Para compor o espaço, Flavia selecionou o sofá Jaen, poltrona Maros,
mesa de jantar que se torna bilhar La La Land, poltrona Palawan, mesa de chá
Kiluan, puff Talu, Cadeira Cage II e biombo Bronte.
Sobre a Artefacto
A palavra Artefacto é praticamente uma senha para
a mobiliário de alto padrão e, mais do que isso, decodifica um lifestyle que
faz a cabeça dos maiores nomes da arquitetura e do décor. Tem sido assim desde
1976, quando Seu Albino Bacchi, patriarca do clã, dava o pontapé inicial com o
lançamento de peças em fibras naturais renováveis. Passadas quatro décadas, os
produtos da brand conjugam tecnologia de ponta e rigor artesanal no mesmo tempo
verbal, com qualidade, elegância e acabamentos irretocáveis que fazem dos
móveis e acessórios verdadeiros objetos de desejo da casa contemporânea, seja
ela clássica, moderna, na urbe, na praia, no campo ou em qualquer outro lugar,
já que a linguagem das cadeiras,
poltronas, sofás, mesas, bancos, aparadores e acessórios em geral é
absolutamente cosmopolita – como acontece no universo fashion. Localizada em
Iperó, no interior de São Paulo, a fábrica da Artefacto conta com 72 mil metros
quadrados e um sistema de produção autossuficiente (sem intervenções de
terceiros), responsável pela manutenção do exigente padrão de qualidade que faz
da empresa a líder em seu segmento. Adotando exclusivamente matérias-primas
certificadas por órgãos como o Ibama, o processo de fabricação integra o
trabalho manual e tecnologia de acordo com o design e função de cada peça.
Assim, o caráter exclusivo do mobiliário Artefacto é alcançado pela união do
moderno e do tradicional, como costuras computadorizadas e tesouras tradicionais,
máquinas manuais e centros de usinagem.
* Fotografia: Eduardo Macários.
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