COZINHA E SALA DE JANTAR: JUNTAS OU SEPARADAS?


Conteúdo exclusivo desenvolvido pelo blog Casa de Valentina para a Todeschini
Adoro pesquisar referências no universo do décor. Aliás, o Casa de Valentina, nasceu assim: de uma grande busca que comecei a fazer na época em que estava montando minha primeira casa. Isso já tem mais de dez anos!
O interessante é que com tantas informações e inspirações com que me deparei ao longo desse tempo, minhas buscas estão cada vez mais afiadas e hoje em dia levam em conta a beleza das peças e dos ambientes, mas também a versatilidade e a funcionalidade. Esses dias estava pesquisando soluções arquitetônicas para sala de jantar e cozinha. Muita gente gosta da ideia de ter uma cozinha aberta e integrada, mas gostaria da possibilidade de fechá-la de vez em quando. Como fazer isso de forma orgânica e harmônica? Encontrei algumas ideias bacanas, olha só:
Portas de correr de vidro
No próprio acervo do Casa de Valentina, achei uma ideia interessante. Esse ambiente foi criado pelo arquiteto Marcelo Diniz, junto com um dos seus sócios, o também arquiteto Mateus Finzetto e a artista plástica e designer de interiores Deise Pucci para a primeira edição da CASACOR Franca no ano passado. O Espaço de Receber da Chef de Cozinha foi inspirado na chef Ana Luiza Trajano, conhecida pela culinária tipicamente brasileira. Embora tenha sido um ambiente criado para mostra, repara que o Marcelo recorreu a uma ideia simples e prática para garantir o isolamento de ambientes integrados quando desejado: portas de correr de vidro. Não ficou demais? Com a ajuda de um profissional, essa solução pode ser tranquilamente reproduzida em casas e apartamentos.
Portas de correr de vidro foram a solução do arquiteto Marcelo Diniz para a proposta de separar/ integrar a cozinha do ambiente de recepção. O simples bem executado que faz toda a diferença! CRÉDITO: Felipe Araújo

Divisórias
Alguns projetos do Casa de Valentina também rendem inspirações. O primeiro é esse do escritório Clarissa Strauss Atelier de Arquitetura. Olha que interessante a solução que eles trouxeram para esse apartamento de 54 m²: uma divisória de madeira e palha separa a cozinha da sala de jantar. O escritório Missura Arquiteto também trouxe uma proposta parecida para o projeto do apartamento de um jovem casal.
Essa divisória de madeira e palha foi uma solução incrível nesse apartamento de 54m². Separou os ambientes com muita leveza e transparência, valorizando a iluminação natural, as cores e peças escolhidas para o projeto. O resultado é MUITO harmônico! Crédito: Salvador Cordaro
O escritório Missura Arquiteto também apostou na divisória entre a cozinha e sala de jantar. Mais uma vez a solução funcionou muito bem! Crédito: Flavia Palazzo


Porta e janelas sanfonadas
Outra solução que achei interessante é o uso de porta e janelas sanfonadas. O bom também é que a ideia parece poder ser aplicada facilmente a áreas menores.
 

Aqui uma porta e uma janela sanfonada separam a cozinha da bancada e dos demais ambientes da casa. Mais uma solução simples e eficiente e o melhor: aplicável a áreas pequenas. Crédito: Home D-zine

Estrutura vazada
Usar uma estrutura vazada na divisão entre a cozinha e a sala de jantar também é uma solução simples e criativa para esse jogo de mostrar e esconder. Na foto, a estrutura de madeira com brises verticais delimita, mas não isola os ambientes. A foto mostra apenas a estrutura vazada, mas penso que ainda dá para brincar e separar ainda mais os ambientes recorrendo a uma persiana ou cortina interessante. O projeto é da designer de interiores Maria Veridiana Leoni, da M2House, e do arquiteto Kennory Weston, da KW Arquitetura.

Uma estrutura vazada na linha divisória entre os ambientes pode funcionar bem se a ideia é ter versatilidade para integrá-los ou desintegrá-los conforme a vontade. Também é uma solução simples e eficiente, não? Crédito: Luis Gomes/Minha Casa
E aí? Gostou dessas soluções? Alguma delas funcionaria na sua casa?

Sobre Todeschini (www.todeschini.com.br)
Considerada uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina, a Todeschini ganhou destaque no mercado pelo desenvolvimento de móveis e complementos de alto padrão para ambientes, direcionados à residências, empresas e hotelaria. Este ano a marca comemora seus 79 anos de trajetória com mais de 150 lojas no Brasil e no exterior.
Hoje, é referência mundial em qualidade e mantém-se atenta às tendências de design e decoração, oferecendo ao mercado moveleiro um portfólio de produtos de alta qualidade, design e lançamentos inovadores.

Comentários