NOSSA REVISTA ON-LINE PRA VOCÊ!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

JADER ALMEIDA É UM DOS CURADORES DA EXPOSIÇÃO 3XDESIGN,


Responsável pelo pavilhão Brasil, o premiado designer expõe entre os dias 9 a 14 de Agosto na capital paulista 

Jader Almeida, um dos designers brasileiros mais respeitados no mundo e diretor criativo da SOLLOS – indústria inovadora produtora de peças de design com alta qualidade – é um dos profissionais que compõem o trio para integrar a exposição CASA COR 3XDESIGN. O evento acontece entre os dias 9 a 14 de Agosto, na capital paulista, dentro do CASA COR Arte & Design, um dos maiores hub’s da 5ª edição do DW! Design Weekend - maior festival de design da América Latina. O principal objetivo da mostra é valorizar aspectos de três regiões de culturas diferentes – Brasil, Itália e Cariri −  explorando o que na Europa se denomina como os “F”s de uma cultura de lifestyle e design: Furniture (móvel), Food (comida) e Fashion (moda).
Ao percorrer o pavilhão dedicado ao Brasil, os visitantes poderão conferir as identidades industriais do sul e do sudeste do pais, que produzem móveis, objetos, automóveis e moda com valores agregados, alinhados com o melhor do design internacional. Sob seu olhar apurado, o designer Jader Almeida tem como eixo principal do projeto traçar uma visão transversal da produção industrial no Brasil, através da ótica do design como fator fundamental na materialização de produtos de segmentos distintos.
Outro relevante aspecto é a clara intensão de demonstrar o potencial produtivo e a linguagem visual e estética da atual produção nacional em diversas facetas a criar diálogos que percorrem: uma torneira a uma cadeira, de um avião a uma colher, da escova dental a prancha de surf percorrendo um anel até um motor. A mostra CASA COR 3XDESIGN possibilita ao público explorar os cinco sentidos: visão -  design, fotografia, cinema, pintura, escultura, geografia; olfato - essências, cheiros e perfumes; paladar - gastronomia; tato - texturas, artes, objetos; e Audição: música, sons da natureza.
 “A partir desse vocabulário diversificado, teremos uma retorica que apresentará quem somos e como interpretamos o mundo e assim como nos comunicamos e interagimos com ele, através de objetos do cotidiano. ”, complementa Jader Almeida.

Sobre a Mostra 3XDESIGN
O projeto tem curadoria de Pedro Ariel Santana - diretor de conteúdo e Relacionamento da CASA COR e as regiões têm ainda a co-curadoria de grandes nomes como Jader Almeida - um dos mais respeitados e conhecidos designers brasileiros, responsável pelo pavilhão Brasil, Ricardo Bello Dias - arquiteto que atualmente vive e trabalha em Milão, responsável pelo pavilhão Itália e Ana Virginia Furlani - arquiteta responsável pelo pavilhão Cariri.

A ideia da MOSTRA 3XDESIGN é fazer um retrato do atual desenvolvimento tecnológico do Brasil, mostrando nosso design mais competitivo. A comparação com o sucesso do design italiano é quase automática, pois o país é a nossa grande referência. Porém, não podemos perder de vista nossas raízes, nossa cultura mais profunda, representada aqui pelo Cariri”, explica Pedro Ariel Santana.

Sobre a Mostra 3XDESIGN
O projeto tem curadoria de Pedro Ariel Santana - diretor de conteúdo e Relacionamento da CASA COR e as regiões têm ainda a co-curadoria de grandes nomes como Jader Almeida - um dos mais respeitados e conhecidos designers brasileiros, responsável pelo pavilhão Brasil, Ricardo Bello Dias - arquiteto que atualmente vive e trabalha em Milão, responsável pelo pavilhão Itália e Ana Virginia Furlani - arquiteta responsável pelo pavilhão Cariri.
“A ideia da MOSTRA 3XDESIGN é fazer um retrato do atual desenvolvimento tecnológico do Brasil, mostrando nosso design mais competitivo. A comparação com o sucesso do design italiano é quase automática, pois o país é a nossa grande referência. Porém, não podemos perder de vista nossas raízes, nossa cultura mais profunda, representada aqui pelo Cariri”, explica Pedro Ariel Santana.

Serviço: CASA COR 3XDESIGN
Datas: de 9 a 14 de Agosto de 2016
Horário: Terça a sexta, das 13h às 21h - Sábado, das 12h às 21h - Domingo, das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, 1173, Cidade Jardim, São Paulo / SP.  

Sobre Jader Almeida Jader Almeida nasceu em 1981 no estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Aos 16 anos teve o primeiro contato com a indústria de mobiliário, iniciando seu envolvimento em todo o processo produtivo. Trabalhou para a empresa LinBrasil, editora da coleção de móveis assinados por conceituados arquitetos e designers, experiência que lhe possibilitou grande entendimento dos desenhos e técnicas de produção. Desde 2004, desenvolve produtos exclusivos para indústrias, tendo como principal parceira a marca SOLLOS de Santa Catarina. Em 2013, passa a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon. Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, Jader Almeida conquista cada vez maior destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países. Atua também em projetos de arquitetura, desenvolvidos em seu escritório em Florianópolis, Santa Catarina. “Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para a frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã. ”
2014 28º Prêmio Museu da Casa Brasileira: mesa Bank (1º lugar) W Design Award: mesa Dinn (destaque)
Premiações
2013 Brasil Design Awards: cadeira Milla e poltrona Mirah Good Design Award Chicago - USA: cadeira Easy IF Product Design Award 2014: cadeira Easy e poltrona Mad
2012 26º Prêmio Museu da Casa Brasileira: mesa Dinn (1º lugar) Brasil Design Awards: poltrona Euvira IF Product Design Award 2013: poltrona Mirah e cadeira Milla German Design Award 2013 (nominee): cabideiro Loose Red Dot Product Design Award: cabideiro Loose e poltrona Euvira
2011 Designpreis Deutschland 2012 (nominee): poltrona Linna e sistema Clip IF Product Design Award 2012: poltrona Euvira 25º Prêmio Museu da Casa Brasileira: banco Blade (1º lugar), banco Phillips (1º lugar) e cadeira Platta (2º lugar) Good Design Award Chicago - USA: cabideiro Loose
2010 Idea Brasil: poltrona Ipanema IDEA Awards USA: poltrona Linna IF Product Design Award 2011: sistema Clip
2009 Idea Brasil: banco Cheig Salão Design Casa Brasil: cadeira Bossa 23º Prêmio Museu da Casa Brasileira: coleção Matriz (menção honrosa)
2008 22º Prêmio Museu da Casa Brasileira: cadeira Bossa (selecionada para o acervo de exposição)
 
SOLLOS
Em 2016, a SOLLOS completa doze anos sob a direção criativa de Jader Almeida, um dos mais reconhecidos designers brasileiros, consolidando-se como uma indústria inovadora. Com mais de uma centena de itens na coleção, incluindo o mobiliário assinado por designers e arquitetos de renome internacional, a marca abrange todo o mercado brasileiro e segue expandindo as fronteiras internacionais, com distribuição em Londres, Paris, Hong Kong, Dubai, Chicago, Miami, entre outros. À frente das fábricas em Santa Catarina, no sul do país, Cláudio Frank investe continuamente em novos conceitos, tecnologias e processos produtivos para garantir a qualidade e a autenticidade de cada peça. O design é ferramenta estratégica, integrando toda a cadeia produtiva da SOLLOS, da seleção da matéria-prima ao relacionamento com o consumidor. Na indústria, equipamentos de última geração são aliados a técnicas artesanais para alcançar um resultado sofisticado e preciso.
Atenta à preservação dos recursos naturais, a SOLLOS promove o uso racional das matérias-primas e o tratamento 100% dos resíduos de produção. A madeira provém de áreas de manejo sustentável e os componentes são de baixo impacto ambiental. “Buscamos integrar o melhor da nossa cultura às referências internacionais, diz Claudio Frank, diretor comercial da SOLLOS. Nos últimos onze anos, a SOLLOS ampliou seu parque fabril, investiu em equipamentos, inovação, tecnologia, pesquisa e logística, introduziu novos materiais, promoveu lançamentos anuais, e seus produtos conquistaram os principais prêmios nacionais e internacionais do segmento, como Museu da Casa Brasileira, IF Dfesign Award, Red Dot Design Award e Good Design Award, levando o nome da indústria brasileira ao reconhecimento mundial.

Nenhum comentário: