AR CONDICIONADO E CLIMATIZAÇÃO NO MESMO AMBIENTE

As duas formas de climatização podem ser complementares no mesmo ambiente

O aparelho de ar condicionado é conhecido como o modo mais comum e versátil de climatização, pois é capaz de resfriar e aquecer os ambientes com um único equipamento. No entanto, existem outros produtos não tão comuns no mercado que climatizam os ambientes, como por exemplo a calefação por piso ou piso aquecido, que proporciona aquecimento do espaço sem aparelhos evidentes. Sendo assim, como escolher a melhor forma de climatização para instalar dentro de casa? 
O ar condicionado é, a princípio, um equipamento de resfriamento, mas possui modelos adaptados com o ciclo reverso que permitem também o aquecimento. Na função frio, o aparelho retira o ar quente do ambiente, passando por um sistema de serpentinas geladas onde o ar é resfriado e jogado novamente no espaço com uma temperatura programada pelo controle remoto. Na função quente, o inverso acontece, jogando o ar aquecido para o ambiente.

De acordo com o sócio proprietário da Tech House Climatização e Automação, Igor Kaufeld, apesar de ter as duas funções disponíveis, o aparelho de ar condicionado, embora muito comum, não é o mais indicado para aquecer os ambientes no inverno pois a climatização do ambiente não ocorre de maneira homogênea. Para os dias de inverno, o mais indicado é o aquecimento de piso. O sistema de aquecimento com cabos calefatores é até 40% mais econômico do que o sistema de ar condicionado, porque trabalha com resistências elétricas de baixa potência. Como o calor é gerado no piso, fazendo o ar próximo ao chão aquecer e subir, a climatização do ambiente é mais homogênea e eficiente, sem ressecar o ar.
Os dois aparelhos podem ser instalados num ambiente e funcionar conforme a rotina de cada família. Quando o piso aquecido estiver programado para entrar em funcionamento, ele demandará ao menos 2 horas para climatizar o ambiente e não há necessidade de uso do ar condicionado. Porém, quando o clima muda bruscamente e o piso aquecido não está programado para funcionar, o aparelho de ar condicionado pode rapidamente climatizar o ambiente e atender à necessidade imediata do cliente enquanto o outro equipamento está aquecendo. Neste sentido, os dois podem funcionar como sistemas de climatização complementares em dias frios. “Tendo os dois aparelhos no mesmo ambiente, é possível optar por qual entrará em funcionamento e manter a temperatura de conforto de 22 a 24 graus celsius em qualquer estação, sempre com a melhor eficiência energética e qualidade”, finaliza Igor.
Sobre Tech House Climatização e Automação:
Há mais de cinco anos no mercado curitibano, a Tech House Climatização e Automação destaca-se por proporcionar conforto aos seus clientes por meio de produtos de qualidade e atendimento especializado. Além do piso aquecido englobam os equipamentos comercializados pela marca o toalheiro elétrico, central de aspiração e ar-condicionado. 

Serviço: Tech House Climatização e Automação
Rua João Alencar Guimarães, 364 – Curitiba/PR
Horário de atendimento: das 08hs às 18hs de segunda a sexta-feira e das 09h às 13h aos sábados



Comentários