LUA 9 EXPÕE RAKU NA EXPO DESIGN


O grupo maringaense de ceramistas Lua 9 abre nesta sexta-feira, 16 de outubro, na Expo Design, em Maringá, uma exposição com 12 peças de Raku, técnica japonesa de queima de cerâmica surgida no século 16. A mostra faz parte das comemorações dos 40 anos de fundação da Construtora Design, que ainda promoverá outras exposições culturais com artistas maringaenses. 

No Ocidente, a técnica Raku consiste em queimar peças vidradas até cerca de 980ºC, quando então são retiradas do forno ainda incandescentes e colocadas em uma câmara de redução para que percam todo o oxigênio ainda retido na cerâmica, deixando o material ainda mais compacto e resistente. No Japão, mantém-se a tradição de deixar resfriar ao ar livre as peças retiradas do forno. 

Doherty Andrade, Juliane Mendes, Silvio Baladelli, Sônia Teodoro, Suzan Yoko Uehara, Tereza Moreira, Hélio Terada, Valter Ken Kitanishi e Yasushi Shima são os artistas do Lua 9 que fazem a exposição.  Yasushi Shima, um dos fundadores do grupo, enfatiza que uma das diferenças da Raku em relação a outras técnicas de cerâmica, é que “cada peça é única em seus detalhes, colorações e até rachaduras superficiais, e essa é a beleza da coisa." Além de showroom, a Expo Design é um espaço cultural destinado a promover a arte e os artistas de Maringá e região. "A arte exerce uma força especial no espírito das pessoas, para torná-las melhores, mais sensíveis. 

Abrimos este espaço para mostrar a qualidade da produção artística local”, diz o engenheiro Wilson Tomio Yabiku, fundador e diretor da Construtora Design. "É também uma forma de retribuirmos os 40 anos de parceria com a cidade e os maringaenses."

A mostra acontece de 16 a 30 de outubro, na Expo Design, à Avenida São Paulo, 3.019, e tem entrada gratuita. Acesse: www.construtoradesign.com.br

A construtora

Em 1972, um grupo de desenhistas liderados pelo então estudante de engenharia Wilson Tomio Yabiku montou o escritório Design Artes & Criações. Em 1975, a Design se transformou em escritório de engenharia. Em uma história de sucesso marcada pelo talento familiar aliado à busca pelo aperfeiçoamento, a Design chega aos 40 anos reconhecida como uma das empresas mais sólidas do setor. A adoção de soluções inovadoras, a excelência técnica e a preocupação com o meio ambiente são marcas que garantem a qualidade dos empreendimentos. "Construir é acrescentar, repensar conceitos e transformar para que um legado concreto e duradouro se estabeleça. E isso é o que temos feito por Maringá nos últimos 40 anos. Trabalhamos para que ela seja, cada vez mais, uma inspiração para todos que enxergam no futuro o novo em sua forma mais ousada e surpreendente", diz Yabiku.

Comentários