ILUMINAÇÃO DÁ O TOM EM ÁREA EXTERNA NO LITORAL PARANAENSE


Não custa tão caro assim ter uma casa de revista, pelo menos no que diz respeito à iluminação. No caso deste imóvel em Paranaguá, litoral do Paraná, o investimento para a área externa foi de R$ 11 mil. De acordo com a lightning designer Eliana Zielonka, proprietária da Klee Iluminação, em Curitiba, a intenção foi oferecer o mesmo aconchego, conforto e destaques do ambiente interno da residência.

Para a arquiteta Carolina Bitencourt Tavares, o ambiente ficou cinematográfico, impactante. “Sabemos que os clientes ficaram muito felizes”, comemora. Os efeitos da iluminação foram obtidos por meio de arandelas com facho ótico, balizadores de solo embutidos na lateral da piscina (deck) e espetos na base das árvores, com uma grande variação de graus das lâmpadas de LED.
 
 “Embora aparente ser uma iluminação rica, ela é muito eficiente e econômica em função da ampla utilização de lâmpadas e fitas LED encapsuladas em silicone. Em função desta proteção, elas podem ser perfeitamente usadas em áreas úmidas, como quedas d´agua e degraus”, explica Eliana Zielonka.

Também foi necessário respeitar o fato de que na casa tem uma criança pequena. Isto implica em cuidados com relação às lâmpadas utilizadas, 
bem como a altura das mesmas e o IP 68 (Índice de Proteção empregado-respeitado).

Armadilhas 
Por mais que pareça ser algo simples, o projeto luminotécnico deve ser feito por profissional experiente. Entre os erros mais comuns estão o uso de lâmpadas coloridas, como o verde, que vulgarizam a iluminação e o ambiente, e o uso de equipamentos que ofuscam ou que atravancam a passagem.
 
Há também os desafios a serem superados. No caso de obras já existentes, o mais comum é a ausência de pontos de alimentação. Ou então a inexistência de paredes, que exige um excelente dimensionamento da luz a ser colocada. O contrário também ocorre com frequência. É o caso de paredes externas que já sofreram acabamento e o cliente não quer refazê-lo.

Além disso, com o advento do LED, junto veio a desinformação. É muito comum errar a mão, utilizando lâmpadas de baixa qualidade de produto ou de luz, ou então indiscriminadamente, sem critérios técnicos. “O equipamento e projeto adequados promovem de maneira adequada o calor, o jogo de luzes e o destaque pretendido em alguns aspectos, com a sutileza necessária”, conclui a empresária.


Klee Iluminação
Rua Francisco Torres, 35, Centro - Curitiba | PR

Comentários