ESPAÇO NÁUTICO NA CASA COR PARANÁ 2013


 Luciana Glock Gusso assina o Espaço Náutico 
 Se você ainda não visitou a mostra Casa Cor Paraná, aproveite este feriado pra conhecer
 
 
O Espaço Náutico foi projetado pro Luciana Glock Gusso especialmente para a  20 ª edição da CASA COR PARANá, para representar uma ambiente de estar externo numa residência litorânea em conjunto com a exposição da lancha Triton 345.
Traços de linhas retas, aleatórias, sobrepostas em vários ângulos são a identidade maior do projeto. Estão presentes na implantação, painel de fundo, fechamento dos guarda-corpos e tendas de cobertura. A decoração mescla design e elementos naturais visíveis no mobiliário e paisagismo da área. Foram criadas áreas de deques remetendo aos píeres, de areia, vegetação, espelhos d'água e piso do tipo permeável. A corda e os nós, elementos característicos nos ambientes marítimos, foram bastante usados na composição para reforçar o tema náutico.
Na área externa a principal tendência é a especificação de materiais ecologicamente corretos como o piso permeável na área de estar e o deque em pinus autoclavado. Este último fornecido pela empresa Reflorestratar, provindo de áreas de reflorestamento de Curitiba e Região Metropolitana. É um material que passa por um processo de tratamento numa usina de Autoclavagem garantindo sua qualidade, evitando o ataque ao de fungos e insetos e promovendo sua alta durabilidade.
Fotografia de: Valterci Santos.
Para cobertura do ambiente foi escolhido o material da marca Umbrosa, linha Ingênua. São  tendas compostas em várias alturas que criam áreas de sombra, resistentes a até 60km de ventos, com tecido lavável, proteção contra raios UV fator 80 e 100% reciclável. O produto destaca-se pela praticidade, leveza e movimento.
Destacam-se os móveis, todos específicos para áreas externas, peças feitas artesanalmente e com design contemporâneo e exclusivo fornecido pela loja Inove.
No paisagiamo, áreas de rampa e escada em madeira conduzem a lancha, elemento principal do projeto. Os visitantes caminham pela rampa e já podem ir gradativamente visualizando o ambiente e a lancha.
A idéia é dar oportunidade aos visitantes do evento conhecerem seu interior que foi cuidadosamente decorado para retratar a realidade das atuais lanchas e as exigencies do seu público seleto.
Lanchas são cada vez mais consideradas como objeto de desejo assossiadas a momentos de lazer. Decorá-las é similar a uma casa, porém uma tarefa mais complexa devido as limitações de altura, área reduzida, movimento constante, maresia e o material da base em fibra, que não pode ser perfurado. Todos estes itens foram considerados para criação de um ambiente luxuoso e sofisticado, e ao mesmo tempo, confortável e funcional.
 
Foram utilizadas linhas de objetos específicos  náuticos e peças em inox e acrílico. Os objetos de decoração foram colados as superficies de apoio e todos os tecidos receberam tratamento especial contra umidade excessiva.
 
Pode-se demonstrar como é possível fazer da lancha a extensão da casa de seus usuários, trazendo acabamentos e revestimentos utilizados na linha residencial como as pastilhas e os tecidos sofisticados para seu interior. 
 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas