FESTIVAL DE TERRÁRIOS E SUCULENTAS


Fotografia: Edna Froes.

Os terrários são uma febre no quesito decoração e quem curte ter em casa esses jardins em miniatura, a hora é agora. A Agapanthus Floricultura está promovendo um festival de terrários e suculentas. Até o dia 12 de Agosto, você vai poder comprar desde peças simples a verdadeiras obras de arte.

Tudo em vidro, que é o material imprescindível na montagem desse recipiente que simula o ambiente natural das plantas. Além de vasos prontos, o festival também coloca à disposição do cliente os elementos avulsos para a montagem em casa: argila expandida, pedras de quartzo, substrato e os vidros, nacionais e importad.

Ainda coloca uma variedade de suculentas, cactos e mini-plantas para a formação do seu jardim particular. Um terrário é uma maneira peculiar de observar o funcionamento da natureza, pois ali se forma um microcosmos que, se bem cuidado, poderá durar anos. Aliás, há registros de terrários elaborados em 1972 e que ainda hoje estão vivos.

Vidros abertos ou fechados? Há duas correntes principais na jardinagem que tratam de terrários. Uma defende que o terrário, obrigatoriamente, deve ter tampa e ser fechado. A outra, dá uma brecha e possibilita um recipiente aberto. A Agapanthus disponibilizará terrários sempre em vidros fechados ou mini-jardins em peças abertas de vidros, cerâmicas ou outro material.

Montagem simples - Coloque uma camada de pedras entre 3 e 5 cm dentro do recipiente do terrário. Em seguida, vem uma camada de terra suficiente para cobrir as raízes das mini-plantas. Depois, é só ornar com elementos decorativos, respeitando os espaços para seu desenvolvimento. Cuidados com seu terrário - Procure deixar o terrário em um local com luz ambiente, mas não exposto ao sol. Os terrários dispensam regas, mas às vezes é necessária a remoção da tampa para se fazer podas ou mudar o aspecto decorativo.

Cuidados com seu mini-jardim - É preciso ter cuidado para não regar demais encharcando as raízes. A ponta do seu dedo será seu balizador. Desta forma você sentirá se o solo está seco precisando de rega. Cuidados com suculentas - As plantas suculentas da nova geração quase não necessitam rega. Em geral, borrifar água diretamente na terra uma vez por mês suficiente para umedecer o solo, evite encharcar.


Serviço: Festival de Terrários, Mini-Jardins e Suculentas 
Onde: Agapanthus Floricultura na Augusto Stresser, 1133, Hugo Lange - Curitiba - PR
Tel: (41) 3013-3940. Aceda a www.agapanthus.com.br
Data: Segue até dia 12 de Agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas