MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA COMEMORA 40 ANOS DA MARCA E CELEBRA OS DESTINOS MAIS DESEJADOS DO MUNDO

Serão 18 ambientes com lançamentos exclusivos e foco no design sensorial

Em comemoração aos 40 anos da Artefacto, Paulo Bacchi, CEO da marca, inaugurou a Mostra Artefacto Curitiba, no dia 13 de Agosto. A Mostra, mais uma vez, revela o DNA inovador da marca e neste ano é inspirada pelo tema “Os destinos mais desejados no mundo”.

Todas as peças lançadas na Mostra foram desenvolvidas sob a consultoria de estilo e produto de Patrícia Anastassiadis. “O design da nova coleção é marcado pela contemporaneidade, mas com um delicioso toque de leveza. A palavra é “experience”, uma vivência nova dividida em três conceitos: Memory, Golden Age e Loungewear”, conta Fernanda Vello, gerente de produto da Artefacto. Inspirada nesses três moods, Patrícia trouxe uma renovação de estilo para o acervo da Artefacto, que segue com o objetivo de oferecer uma experiência sensorial. Destaque, ainda, para o resgate de matérias primas nobres, como os veludos, camurças, couro natural e linhos. “Esse ano temos ainda os mármores – uma novidade no mobiliário – disponíveis nas opções marrom imperial, nero maquina e branco carrara”, conta a gerente comercial da Artefacto Curitiba, Ingrid Moskalewski, que destaca os móveis – entre eles, a cadeira Byron, a cômoda Ray, as mesas Trevi e Fontana, os sofás Argand, Memory e Jean como personificação dessa nova experiência.  “Nas cores estão o light rose, grafite e greige. São cores atemporais, que permitem infinitas combinações em espaços distintos”, completa Ingrid.

Mobiliário Assinado
Além de fazer a curadoria dos lançamentos, Patrícia Anastassiadis foi responsável pela criação e desenvolvimento de peças junto à equipe da Artefacto.  Seu mobiliário segue o estilo easy chic da marca, com linhas orgânicas e modulações. Desenhados com a preocupação de ser prático e funcional, fácil de adaptar aos mais diversos ambientes.

PROFISSIONAIS PARTICIPANTES DA MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA
André Bertoluci | Angela Russi e Luciana Malucelli | Cybele Kinoshita |Eduarda Leal Ehlke e Carlos Ehlke |Elaine Zanon e Cláudia Machado | Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski| Fernanda Athayde Isabela Rossetto e Renata Duran | Ivan Wodzinsky | Jayme Bernardo | Juliana Meda | Luciana Baggio | Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande | Margit Soares |Rafael Egg | Rosi Guelmann e Belisa Guelmann | Silvia Franzoni |Yara Mendes | Wolfgang Schlögel

AMBIENTES DA MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA 2016
(São 18 ambientes com a assinatura de 26 profissionais)

Profissional: André Bertoluci
Destino: Nice
Homenageado: Anita e Leonardo Yoshii

Inspirado em Nice, na França, o arquiteto André Bertoluci projetou o Living Riviera, uma grande varanda francesa, com sala de estar e jantar onde a marcenaria é feita com boiserie, muito utilizada nos séculos XVII e XVIII na França. Bertoluci traz esse elemento clássico numa linguagem mais limpa e pura, em tons laranja, que remetem às rochas das praias e às construções mediterrâneas da Riviera Francesa. Nos tecidos estão o couro natural, a vaqueta, linhos, jacquard e tecidos outdoor para a área externa. Na área de estar, composta pelo Sofá Molise junto com as Poltronas Kolin e Corumbau, o arquiteto trouxe uma atmosfera diferente, misturando materiais e formatos e proporcionando um resultado inspirador.
  

Profissionais: Angela Russi e Luciana Malucelli
Destino: Paris
Homenageado: Waldir Simões de Assis

Uma Paris mais moderna e atual, mesclando arquitetura contemporânea, com design Artefacto e exclusivas obras de arte. Essa é a proposta da dupla Angela Russi e Luciana Malucelli. “Por se tratar de um loft os ambientes já são integrados com plena funcionalidade”, contam Luciana e Angela que projetaram uma adega ao lado da sala de estar/jantar. Nas cores estão misturas de tons off-white e marrons com tons orgânicos de cinza.
Destaque para o mobiliário utilizado no espaço, como o Sofá Brasília em módulos, a Coluna Crown para mesa de jantar, o Aparador e Cômoda Greta, a Cabeceira dupla Monviso e o Banco Bouvrie. A inusitada mescla de tecidos integrados com a mesa de centro Groot, feita com madeira e perfil rústico dão o tom contemporâneo do espaço.
  
Profissional: Cybele Kinoshita
Destino: Amazônia
Homenageado: Blanca Baggio
Detalhe revestimento. Foto Alice Varajão®

Participante da Mostra pela primeira vez, Cybele Kinoshita tráz a exuberância da Amazônia expressada em fotos noturnas e árvores preservadas instaladas em seu espaço com uma técnica exclusiva. Isso para que os visitantes não só passem pelo lugar, mas aproveitem a proposta da arquiteta.
Com caráter funcional, o loft tem todos os espaços integrados. A paleta de cores foi determinada pelo tema, com a utilização de tons frios como base (branco, preto e cinza) em contraste com o verde e o ameixa. Para aquecer o ambiente, Cybele usou a microtextura “urano” – com tom dourado – e a madeira de demolição.
No mobiliário a Pipo Chair chama atenção pelo design orgânico. Destaque também para a Cama Brasilia, toda estofada. 

Profissionais: Eduarda Leal Ehlke e Carlos Ehlke
Destino: Brasília
Homenageado: Rosângela e Sérgio Moro

A escolha da cidade de Brasília, com uma relação muito próxima com o homenageado, e por ser um lugar que “respira” arquitetura, foi natural para Eduarda e Carlos. O espaço todo é cheio de referências à capital nacional, seja nas formas dos móveis escolhidos, no desenho dos painéis das paredes, e nas obras de arte. A Sala de Estar e Jantar é um espaço de convívio da família, dedicado ao lazer. Por isso os arquitetos trabalharam com cores e iluminação para dar o tom de tranquilidade e contemplação.
“Projetamos um ambiente de relaxamento, de interação da família durante as refeições e momentos de reunião, um espaço de descanso”, conta Eduarda que uniu sofisticação ao ambiente com a colocação do piso de madeira ebanizada e painéis nas paredes. No mobiliário destaque para a Mesa de Jantar Moon, com sua forma contemporânea, minimalista e versátil, e a Cadeira Vane II, com uma forma pura e contemporânea. Nas cores estão os tons mais sóbrios, como preto, marrom, cinza, bege e off white
Profissionais: Elaine Zanon e Claudia Machado
Destino: Camboja
Homenageado: Deltan Dallagnol

Inspiradas em Camboja e no templo de Angkor Wat, o ambiente de Elaine Zanon e Claudia Machado reflete leveza e forte espiritualidade com o uso de elementos como a pedra bruta, a madeira natural e os tecidos puros. Acolhedor e cheio de sensibilidade despertada pelo toque de materiais, as profissionais pretendem surpreender quem entra no espaço, chamado “A Suavidade Na Natureza Indomável”, com originalidade e intensidade. Para isso, elas abusaram de linhos em tons crus, um painel iluminado em vidro ao fundo de cortinas claras e pendentes com toque asiático e acabamento minimalista.
Destaque também para o mobiliário, composto pela Cama Framed em linho Savona e abas ajustáveis, os Criados redondos Gio em couro Serpente, sofá Cage de capa em linho natural e as Poltronas Antilhas feitas manualmente e que preservam o handmade característico da Artefacto.
  
Profissionais: Caroline Andrusko e Eliza Schuchoski
Destino: Dubai
Homenageado: Maria Dolores

A inspiradora e icônica Dubai será retratada por Eliza Schuchoski e Caroline Andrusko. Denominado Loft Al Arab, o espaço terá hall, um grande living, jantar, e uma suíte elevada com boudoir e sala de banho. “Desde o conceito do projeto planejamos trazer elementos como luxo, metais com acabamento gold , tramas, obras de arte, sobreposição de tapetes; tecidos mais quentes, buscando a riqueza de Dubai, mas sem perder a delicadeza, e atemporalidade do projeto”, contam as arquitetas que destacam a trama recortada a laser e o desenho personalizado da marcenaria como diferenciais.
Os tons mais quentes, como o espelho bronze, metais foscos, madeira, veludo, dourado em detalhes, retratam esta identidade de sofisticação dos Emirados Árabes. A presença de obras de arte, expostas como painéis e nas peças ambientadas demonstram uma tendência de volumetria e mescla de elementos, completadas com a sobreposição de tapetes e de mesas. No mobiliário o Buffet Kainz, no hall de entrada ganha destaque junto com as Poltronas Brompton e o amplo Sofá Austral. No mobiliário solto destaque para as Mesas Acrylique e Smukke, em aço inox em acabamento gold.

Profissionais: Fernanda Athayde, Isabela Rossetto e Renata Duran
Destino: Patagônia
Homenageado: Aristides Athayde

O living de uma casa de campo na Patagônia, projetado para ser o refúgio de
uma família que busca uma atmosfera acolhedora para os dias de descanso foi a escolha de Fernanda Athayde, Isabela Rossetto e Renata Duran. O espaço tem todo o mobiliário da linha Beach & Country, que traz aconchego e despojamento junto com os materiais naturais como madeira, pedra, linho e couro natural. O resultado é uma composição harmônica, simples e despretensiosa.
Os Sofás Lugano em couro foram dispostos simetricamente para garantir conforto num espaço que conta, ainda, com a versatilidade do mobiliário de apoio – mesas laterais, pufes em camurça e franjas, banco e poltronas em linho – para adequar o layout e garantir noites cheias de histórias e convívio familiar. Obras de arte, livros e objetos de estima do homenageado aparecem em destaque nas prateleiras de madeira e trazem memórias afetivas para o refúgio.
  
Profissional: Ivan Wodzinsky
Destino: Curitiba
Homenageado: Solange Elias

Simplicidade com muita categoria, elegância e luxo no design. É assim que o arquiteto Ivan Wodzinsky descreve seu ambiente na Mostra Artefacto. Usando cores claras e tons pasteis como nudes, madeira e rosa, Ivan projetou uma suíte com estar voltada para o casal.
A iluminação indireta e pontual destaca o mobiliário composto pela Cadeira Jey, Sofá Antique em veludo Ponzio Grafite, a Poltrona Cage em linho ligh rose e as Poltronas Bouvrie, Wiggins e Lounger em couro são lançamentos da coleção.
  
Profissional: Jayme Bernardo
Destino: Ásia
Homenageado: Clemilda Thomé

Escolhido para assinar a vitrine, Jayme Bernardo projetou um sofisticado quarto com ares de contemporaneidade. De traços leves, o espaço está sob um pórtico em marcenaria e aplicação de tramas de seda natural que criam uma atmosfera única e acolhedora.
A paleta é feita de cores suaves, sutis e discretas. Tecidos vestem também algumas paredes com painéis estofados que dão aconchego e sofisticação ao ambiente.
A Ásia sempre me encantou, um lugar singular e separado do ocidente durante muito tempo. Para este ambiente me inspirei na Índia durante a ocupação inglesa e Hong Kong na China inglesa. Essa mistura de culturas trouxe novos materiais e texturas para o ocidente e o surgimento de um novo estilo, ambientado em meu espaço”, conta Jayme.
Destaque para a cadeira Evelyn, o criado Gio e a Cômoda Ferrat em palha natural.
   
Profissional: Juliana Meda
Destino: Cerrado
Homenageado: Ronaldo Ruffino

Por adorar a natureza, Juliana Meda escolheu o cerrado e suas paisagens como principal inspiração. O Lodge no Cerrado é um espaço composto por vários elementos que valorizam a cama com dossel como as mesas em troncos de madeira natural dos aparadores e as peles de ovelha dos puffs. Tanto na escolha dos acabamentos dos materiais quanto na composição dos tecidos – alguns leves, outros rústicos – a arquiteta trouxe diversidade para compor um ambiente aconchegante. 
Além da Cama Leeston, destaque também para o Aparador Groot, que mescla o contemporâneo no desenho de seus pés e a rusticidade natural da madeira e para as imagens da natureza brasileira do fotógrafo homenageado.

Profissional: Luciana Baggio
Destino: Milão
Homenageado: Joel Malucelli

A escolha de Luciana Baggio por Milão tem razões bem especiais: por ter estudado lá (com cursos na Domus Academy e no Instituto Europeo di Design), e pela origem italiana (sua e de seu homenageado).
“Milão é um mix de design e tradição, é onde a história e o estilo clássico caminham lado a lado com o design. Desta forma, meu espaço se apresenta como um clássico contemporâneo”, conta Luciana que batizou seu espaço com o nome Living Com Jantar – Milano.
A principal característica do projeto é a inspiração na elegância milanesa, sem excessos, onde o que vale é o acabamento impecável do mobiliário.  O verde natural foi valorizado com plantas internas e externas num espaço que tem ainda tons neutros e terrosos em sua composição.
Destaque para o Buffet Miroir, uma peça atemporal, elegante e imponente. “Acredito que o trabalho dos espelhos acrescente beleza em muitos projetos”, finaliza.

Profissionais: Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande
Destino: Istambul
Homenageado: Eleuthério Netto e Eliseu Portugal

Fotografia de: Edison Garcia.
Istambul, na Turquia, é o destino escolhido por Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande para o Home Office, um projeto fluido e aconchegante, caracterizado pelo uso da camurça, veludos e couro natural. “Nossa proposta é otimizar o seu uso no dia a dia, possibilitando diferentes tarefas, como, Office, estar, descanso e leitura”, conta Daniel Casagrande. Os elementos que compõem o ambiente misturam o design clássico – como as Cadeiras Bouvrie Botone com braço estofados em camurça verde escuro – e as efêmeras e atuais Poltronas Topkapi Living, no couro natural vaqueta mescla cinza.
O Sofá Rus no veludo Roma, faz desse estar um espaço lúdico e, ao mesmo tempo, elegante. Destaque, também, para as Mesas laterais Halston, com tampo em mármore Nero marquina, um toque ousado e original.
  
Profissional: Margit Soares
Destino: Curitiba
Homenageado: Claudiomiro Segatto

Margit Soares faz em seu projeto uma homenagem a Curitiba, cidade onde nasceu e vive com sua família. Denominado “Sala de Inverno”, o espaço utiliza as principais tendências do design, com tons claros nos móveis e no piso de mármore e cores mais escuras nas paredes, que dão o contraste no ambiente, além de um pouco mais de cor no verde das poltronas.
Entre os destaques estão as peças da nova coleção da Artefacto, como a poltrona Heritage, com design clássico, o sofá Lian, o aparador Fischer. Na área externa o aparador Rio outdoor, e poltronas Riguel outdoor “A grande vantagem do projeto é que ele pode ser aplicado inteiramente em qualquer casa – é personalizável e atemporal”, diz a engenheira e designer de interiores.

Profissional: Rafael Egg
Destino: Nova Iorque
Homenageado: Renato Trombini

A reunião do clássico e do moderno com o tradicional típicos de Nova Iorque foi a inspiração para o Lounge de Rafael Egg. O espaço, voltado para eventos, pode ter utilizações diversas e será a principal área de receber da Artefacto. Isso porque ele propõe a junção de living x jantar x gourmet, algo que vem de encontro com a cidade escolhida, que une diversidade, serviços e lazer num mesmo lugar.
Funcional e flexível, o espaço de Egg ganha destaque com a Mesa Indian e os Sofás Coquile, assim como as poltronas Belgrávia que são lançamentos da coleção. Para caracterizar ainda mais como local para eventos e recepções, o ambiente conta com um sistema de som e TV, em formato de som lounge house, onde o som tem homogeneidade mesmo nos 105 metros de área. As TVs em formato de videowall estão prontas para transmissões de apresentações e clipes.

Profissionais: Rosi Guelmann e Belisa Guelmann
Destino: Jerusalém
Homenageado: Celso Coppio

O piso de porcelanato em tons claros e arenosos, os móveis e as instalações, lembrando as cores áridas anunciam a inspiração de Rosi e Belisa na cidade velha de Jerusalém.
“Este projeto foi desenvolvido em cima de maravilhosas lembranças de nossa estada naquela cidade”, conta Rosi que usou tons de cru e bege com poucos detalhes em cores que lembram as pedras das construções criando, assim, um ambiente leve e aconchegante.
Nos tecidos estão diferentes texturas artesanais como o linho e o tricô para equilibrar com detalhes em couro natural. Os Sofás extremamente confortáveis com muitas almofadas, as cadeiras em couro, as caixas em couro que compõem uma estante, além do aparador revestido em aço inoxidável em estilo oriental são os destaques do projeto.

Profissional: Silvia Franzoni
Destino: Berlim
Homenageado: Maria José Justino

Por estar em um momento de efervescência, pós guerra, destruição e segregação, a capital alemã Berlim chamou a atenção de Silvia Franzoni, que pretende mostrar em seu espaço uma cidade acessível para todos, cosmopolita, descontraída, multicultural e que respira história. Denominado Living in Mitte, o projeto de Silvia é contemporâneo e conceitual, um espaço de convivência amplo, integrado, onde o mobiliário define a função de cada área e a lareira se torna uma atração.
A palheta de cores neutras, como branco, cinza e preto, é destacada pelo tom ameixa usado no Ratier de linho Leblon das Poltronas Hatria. Destaque também para a poltrona Arizona, de Vaqueta natural cinza e a Cômoda Drake, em Couro Crocco ébano.
O Sofá e Chaise Plein, com design leve e elegante, além de serem lançamentos, destacam o requinte e a descontração do espaço. “Valorizo muito em meus projetos o conforto, bem estar e elegância, para resultar em espaços arejados, bem iluminados, práticos e, ao mesmo tempo, sofisticados”, conta Silvia.

Profissional: Yara Mendes
Destino: Singapura
Homenageado: Mirella Prosdócimo

A moderna Singapura foi a inspiração de Yara Mendes para uma sala confortável e cheia de design. O branco e o cinza claro são a base para itens coloridos, como o painél, os vasos azuis e obras de arte tornando o projeto leve e jovem. Nos tecidos, destaque para a utilização de matérias primas naturais, como fibra, couro, palha e tecido. A poltrona Calgary giratória e o Sofá San Remo são os itens que mais chamam a atenção e trazem personalidade para o ambiente.

Profissional: Wolfgang Schlögel
Destino: Curitiba
Homenageado: Paulo Pimentel

Vista parcial Jardim Principal. Foto de: Alice Varajão® 
Wolf Schlögel apresenta uma nova proposta para um espaço com 400 m2, e denomina seu trabalho de Jardim Principal, com um amplo canteiro com inúmeras bromélias imperiais de um lado e volumes verdes para emoldurar o deck do outro lado.
O mobiliário conta com peças inéditas - em modelos e cores – da linha Beach & Country. Destaque para as poltronas Kamari, feitas com tramas de cordas navais, espuma outdoor e alumínio anodizado, permitem a exposição à chuva e maresia sem comprometer a vida útil do móvel.
Por meio da paisagem em que se vê envolvido, Wolf procura nas sensações e imagens explorar o conforto do mobiliário, revestimentos, iluminação, aquecimento, som e imagem.


SERVIÇO: MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA
Quando: Desde 13 de Agosto até o fim de 2016
Horário: das 14:00 às 18:00
Entrada gratuita
Tel: (41) 3111-2300
Rua Comendador Araújo, 672 – Batel - Curitiba

Comentários

Postagens mais visitadas