NOSSA REVISTA ON-LINE PRA VOCÊ!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CURITIBA É FINALISTA DO PROJETO CAPITAL MUNDIAL DO DESIGN

A cidade vencedora será conhecida no próximo mês de Outubro

ICSID Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (International Council of Societies of Industrial Design) acaba de divulgar que Curitiba é finalista para receber o título de Capital Mundial do Design, em 2018. A capital paranaense concorre com a Cidade do México e, de acordo com a organização, a vencedora será conhecida em outubro de 2015. Ambas foram avaliadas pela Comissão de Seleção do projeto composta por especialistas internacionais nas áreas de design; planejamento urbano e econômico; e desenvolvimento social.

A Capital Mundial do Design é um projeto de promoção da cidade pelo design. Realizado a cada dois anos pelo ICSID, procura destacar as conquistas das cidades que estão se apropriando do design como uma ferramenta para melhorar o desenvolvimento econômico, social e cultural. Trata-se de um ano de programação intensa com eventos e ações relacionadas ao design e que deverão deixar um legado para a cidade. Por meio desse programa, o ICSID tem como objetivo reconhecer as cidades inovadoras por meio do uso do design como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico.

A cidade escolhida deve ser inovadora e impulsionar o desenvolvimento urbano por meio do design, e utilizar o design como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Será uma cidade líder, cujo objetivo deverá ser participar de uma rede internacional de design de cidades eficientes e se esforçar para compartilhar as melhores práticas e estratégias para o mundo.

"Por 50 anos, Curitiba tem sido líder em projetos distintos em áreas de planejamento urbano, mobilidade, e design, como bem como a preservação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida", detalha o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. "É hora de Curitiba consolidar-se como um polo de design, conectando os vários segmentos relacionados ao design, a fim de recompensar projetos inovadores que melhoram a qualidade do ambiente urbano e vida das pessoas", destaca o prefeito.

De acordo com a Letícia Castro, Diretora Executiva do Centro Brasil Design, instituição especializada em idealizar, desenvolver e implementar projetos estratégicos e processos de design para a indústria e órgãos governamentais com o objetivo de melhorar a competitividade e o desenvolvimento econômico e social do Brasil, Curitiba tem muito a ganhar com esse título. “A cidade tem potencial para ser vencedora. Com isso, Curitiba vai atrair investimentos e pessoas criativas, além da visibilidade como centro de inovação”, completa. 

As cidades detentoras do título Capital Mundial do Design em outros anos foram Torino (Itália), em 2008; Seoul (Coreia do Sul), em 2010; Helsinki (Finlândia), em 2012; e Cape Town (África do Sul), em 2014. No ano de 2016, o projeto será em Taipei (China).

Nenhum comentário: