NOSSA REVISTA ON-LINE PRA VOCÊ!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

VISTA ALEGRE LANÇA EDIÇÃO DE 450 ANOS DA MARCA

A marca convidou o artista Angelo Venosa para desenvolver uma escultura em
homenagem à cidade do Rio de Janeiro

Vista Alegre, marca referência na produção de louças em porcelana, apresenta edição limitada em homenagem ao aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, a mundialmente conhecida “Cidade Maravilhosa”, patrimônio da Unesco.  Para tal ação, a marca convidou o artista plástico brasileiro Angelo Venosa para desenvolver uma peça inspirada em um dos principais cartões postais do Brasil, o Pão de Açúcar.
Este lançamento faz parte da VA Gallery, peças da Vista Alegre destinadas ao público de personalidade criativa, que seguem tendências contemporâneas da arte e do design. A proposta da coleção é uma edição especial numerada com criações únicas e diferenciadas de peças em porcelana ou cristal com número limitado.
 
Para Angelo Venoso, que nasceu em São Paulo, esse projeto é muito gratificante pois o Rio de Janeiro é o lugar em que ele escolheu viver. O artista afirma que a cidade é feminina e a compara como uma espécie de mãe “Essa minha escolha faz de mim mais um dos inúmeros cariocas por eleição”, completa Venoso.
Rio 450 traz esse amor do artista pela cidade e celebra a beleza natural e a riquíssima herança histórica do Rio de Janeiro. Em porcelana, o lançamento será em julho, serão apenas 450 exemplares, cada peça custará R$2600,00.

Sobre Angelo Venosa
Angelo Venosa frequentou a Escola Brasil, em São Paulo, em 1973, transferindo-se para o Rio de Janeiro no ano seguinte, onde se graduou em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial. É um dos poucos artistas da chamada “Geração 80” dedicada à escultura e não à pintura. Desde então, lançou as bases de uma trajetória que se consolidou no circuito nacional e internacional, incluindo passagens pela Bienal de São Paulo (1987), Bienal de Veneza (1993) e Bienal do Mercosul (2005). Em 2012, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro consagrou-lhe uma exposição individual em comemoração a 30 anos de carreira. Hoje, Venoso conta com inúmeras esculturas públicas instaladas pelo país, incluindo no Rio, em São Paulo, Rio Grande do Sul e Curitiba.
Sobre a Vista Alegre Atlantis
Fundada em 1824, a fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, e desde o início esteve associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. A Vista Alegre é um dos maiores fabricantes europeus de porcelana e cristal premium, fundindo um conhecimento técnico e artístico adquirido ao longo de quase dois séculos de experiência. Recorrendo aos mais modernos métodos de produção, sabiamente combinados com a mestria do trabalho manual, as peças da marca se distinguem pela originalidade, inovação no design e alta qualidade. Em muitos dos seus produtos, na linha tradicional ou contemporânea, é identificado  a união cultural e afetiva entre Portugal e o Brasil. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. A empresa é líder no mercado ibérico e produz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes), cerca de quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países. Este grupo representa também a Bordallo Pinheiro, fábrica famosa por suas cerâmicas. As peças Arte Bordallo são réplicas do vastíssimo legado deixado por Rafael Bordallo Pinheiro e seu filho Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro. Em 2011 a Vista Alegre instalou escritório no Brasil e em 2014 inaugurou a sua primeira flagship, em São Paulo.   

Nenhum comentário: