DESIGN SUSTENTÁVEL EM SIMPÓSIO PARANAENSE

UFPR realiza 5º Simpósio Paranaense de Design Sustentável nesta sexta-feira (5)

Evento bienal reúne comunidade científica do estado para difundir pesquisas e promover integração

Nesta sexta-feira, dia 5, o anfiteatro 100 do edifício Dom Pedro I (Reitoria) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe o 5º Simpósio Paranaense de Design Sustentável (SPDS). Promovido pelas coordenações da graduação e pós-graduação de Design da UFPR, o objetivo do encontro é reunir a comunidade de pesquisadores do estado e difundir as pesquisas realizadas por novos pesquisadores (recém-mestres e recém-doutores), incentivando a integração da comunidade científica.

Nesta edição, o evento bienal terá como palestrantes o designer argentino Christian Ullmann e os professores J.C. Diehl (Delft University - Holanda) e Carlo Vezzoli (Politecnico di Milano - Itália). Além das palestras, ainda haverá sessões técnicas para apresentação de artigos e lançamentos de livros. A abertura será comandada por Aguinaldo dos Santos, professor da UFPR e coordenador geral do simpósio.

"Ainda que seja um evento regional, ele sempre teve uma qualidade muito boa", explica Santos, que acrescenta que, alinhado à temática do SPDS, as inscrições tiveram baixo custo e não será distribuído nenhum material impresso. "Nós queremos difundir esta ideia da desmaterialização, que está entre os assuntos abordados durante o evento. A tendência é que este processo aconteça através de serviços, para que as pessoas possam ter acesso ao bem estar, sem precisar do produto. Com isto, promovemos novas posturas de consumo e novos modelos de negócio", afirma.

Os locais de realização do evento são revesados, sendo uma edição na capital e outra no interior do Paraná - o quarto simpósio aconteceu em Londrina e o próximo também deverá acontecer fora de Curitiba. Tal escolha possibilita que pessoas de diferentes lugares possam participar da discussão e amplia o público-alvo.

O Programa de Pós-graduação em Design da UFPR foi o primeiro a surgir no sul do Brasil, em setembro de 2005, e uma das principais linhas de pesquisa é a sustentabilidade. "Tanto na graduação quanto no mestrado e no doutorado temos teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso sobre este tema. É natural que a UFPR se envolva nesta discussão, já que o design tem um papel bastante importante para repensar estilos de vida e de consumo", completa o coordenador do SPDS.

Programação
A primeira das palestras, às 9h20, é com Ullmann, que falará sobre "Madeira e design sustentável". Em seguida, acontece o lançamento do livro "Utopia da sustentabilidade e transgressões no design", de Leila Lemgruber Queiroz. A segunda palestra do dia fica por conta de Diehl, com o tema "Design de luminárias para contextos emergentes".

Durante toda a tarde, das 13h30 às 16h30, a programação será voltada para a apresentação dos oito melhores papers recebidos, com intervalos para dois debates, às 14h30 e às 16h30, e para o lançamento do livro "O hábito de lavar roupas: uma agenda de inovação voltada para a atividade de 'lavar roupa' no âmbito da Habitação de Interesse Social no Paraná", de Aguinaldo dos Santos e Carolina Daros, às 15h.

A última palestra do dia, às 17h, é de Vezzoli, apresentada em inglês, com a temática " 
Energizing' low income household with Sustainable Product-Service System ". O encerramento vai das 18h às 18h30.


O simpósio
Desde sua primeira edição, em 2009, o Simpósio Paranaense de Design Sustentável vem progressivamente se configurando como um fórum de debate de alto nível na área no estado do Paraná. O SPDS busca agregar pesquisadores, estudantes de graduação e demais profissionais com interesse em design e sustentabilidade, possibilitando o encontro e a discussão das pesquisas e facilitando a cooperação entre academia e mercado de trabalho.

Dentre as áreas contempladas pelo evento estão: Design de Produtos e de Ambientes; Design Gráfico e da Comunicação; Design de Moda; Design de Sistemas; Design de Serviços e da Interação; Design Estratégico e a Gestão do Design; e Projetos com foco em Inovações Sustentáveis.

Mais informações: http://5ospds.wix.com/5ospds2014#!inicio/czwt

Comentários