CASA COR SANTA CATARINA PREMIA MELHORES AMBIENTES DA MOSTRA 2014


Júri técnico e púbico tiveram suas escolhas reveladas na noite de quarta-feira, dia 11, na sede da Casa Cor Santa Catarina na Praia Brava em Itajaí

Os profissionais da Casa Cor Santa Catarina tiveram uma noite especial nesta quarta-feira. Durante cerimônia realizada nos ambientes Bilheteria e Lounge, Riviera Store e Bistrô, Banheiros Públicos - Lavand'alma e Cozinha Gourmet, respectivamente projetados pelas arquitetas Laura Morastoni, Kátia Veras e Suâmi Pedrollo, Aline Sandri e Elise  Bueno, alunos da Univali e as designers Arianne e Flávia Saut,  a organização da mostra apresentou os resultados dos projetos vencedores em dez categorias: oito eleitos por um júri especializado que levou em consideração critérios pré-definidos pela Casa Cor; e dois escolhidos pelo voto popular.

Além dos prêmios destinados aos melhores ambientes da mostra, o público também conheceu o vencedor do Prêmio Design Catarina, lançado pelos organizadores da Bienal Brasileira de Design 2015 (Centro de Design Catarina e a Federação das Indústrias de Santa Catarina) em parceria com a Casa Cor Santa Catarina.  O evento de premiação contou com o apoio das empresas Veka e DS Door e teve como destaque a participação da atriz Mylla Christie, da Rede Record, como mestre de cerimônias.

Premiados 
O ambiente Cozinha Gourmet, projetado pelo Studium Saut Arte & Interiores, de Blumenau, foi eleito como Melhor Projeto de Uso Público. O espaço apresenta uma combinação inusitada de sabores, arte e cultura que se entrelaçam em um conceito contemporâneo, característico do trabalho das designers Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut.

O trio Sidnei Machado, Karoline Bernardo e Ana Trevisan recebeu o prêmio de Melhor Projeto Comercial pelo ambiente Arq. Café. O espaço que abriga o Empório Mineiro, conquistou os jurados com o agradável jardim de entrada e cumpriu a missão de ser um ambiente convidativo para as pessoas saborearem um café em bater papo entre amigos.

Francine Faraco mostrou  que retornou para o elenco da Casa Cor com força total e levou para casa o prêmio de Melhor Utilização do Artesanato, pela Bilheteria da sede da mostra em Florianópolis. A arquiteta apresentou diferentes possibilidades de uso para peças artesanais e surpreendeu ao fazer uma bela homenagem às rendeiras locais ao revestir o teto com um material que simula as formas da renda de bilro.

O Concept Baby, do Espaço do Traço Arquitetura, foi escolhido pelo júri como Projeto Mais Original da Casa Cor Santa Catarina 2014. Maíra Queiroz e Vanessa Faller, arquitetas e urbanistas, acertaram ao tomar a decisão de sair do lugar ao comum no projeto do tradicional quarto do bebê. A dupla apostou no quesito originalidade e planejou um ambiente conceitual e inovador em todos os aspectos.

O ambiente Sessorium, capa da Revista Casa Cor Santa Catarina 2014, sai duplamente vitorioso desta edição da mostra: as arquitetas Carolina Hernandorena e Karen Schauffert tiveram talento e ousadia reconhecidos ao receberem o troféu de Projeto Mais Ousado. O amplo living trouxe para a Casa Cor um verdadeiro desfile de peças assinadas por grandes nomes do design nacional, apresenta um belo painel vertical de fotos da fotógrafa Genevieve Bernardoni e recria uma atmosfera típica de praia sem abrir mão de aspectos como estilo e sofisticação.

O escritório Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura recebeu o troféu de Melhor Adequação ao Tema pelo projeto do ambiente Catarina Põe à Mesa. A cozinha gourmet funcional da sede da Casa Cor na Capital foge do ar doméstico e aposta na identidade industrial sem abrir mão do conforto domiciliar, tendo como inspiração as belezas naturais, arquitetônicas e culturais de Santa Catarina.

A categoria estreante de 2014, Melhor Decoração de Janela, premiou o Lounge Casablanca, do escritório Blanc Concept Design. O trio formado pelas arquitetas Vanessa Schmidt e Tabata Gesser e pelo designer de interiores Aristide Pinheiro é responsável pelo projeto que mistura culturas do mediterrâneo com os estilos catarinenses de forma harmoniosa.

O Melhor Projeto (Top Décor), foi entregue aos designers Sálvio Moraes Jr e Moacir Schmitt Jr pelo Loft 44. O espaço, maior em metragem do evento, traz como destaques arte, design e atmosfera cosmopolita - apontada como marca registrada dos profissionais. O ambiente também foi aprovado pelo público, que elegeu o Loft 44 como Melhor Projeto pelo Voto Popular.

A Suíte Eduardo e Mônica, projetada pela arquiteta Cíntia de Queiroz, conquistou os internautas e foi a campeã na categoria Melhor Projeto pelo Facebook. A suíte teve como inspiração a música Eduardo e Mônica, da banda Legião Urbana. No ambiente foi retomado o universo criado por Renato Russo na década de 80, com objetos decorativos que remetem a época.

Os vencedores nas categorias Melhor Execução de Projeto (entregue no dia 30 de abril para a arquiteta Adriana Piva, pelo ambiente Estar Luxo Itapema), Melhor Projeto (Top Décor), Melhor Adequação ao Tema, Projeto Mais Ousado, Projeto Mais Original e também as profissionais que assinaram o ambiente escolhido para ser a capa da Revista Casa Cor Santa Catarina de 2014 (Carolina Hernandorena e Karen Schauffert, responsáveis pelo ambiente Sessorium), terão o privilégio de escolher o tema de seus ambientes na próxima edição do evento.

Júri de peso 
A tarefa de escolher os melhores ambientes coube a um júri especializado, formado pelos seguintes membros: 
·         Angela Villarrubia, editora da revista Casa & Mercado;
·         Antonio Gouveia, diretor da editora Decor Book;
·         Bobby Krell, diretor de publicidade da Online Editora;
·         Bruno Faucz, designer;
·         Carlos Alberto Souza, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali;
·         Clarissa Schneider, diretora de redação da Revista Bamboo;
·         Claudio Giglio D'Amato, diretor de marketing, da Revista Premier;
·         Fernando Mendes, designer;
·         Gisela dos Santos, apresentadora do programa Casa & Cia;
·         Jader Almeida, arquiteto e designer;
·         Letícia Wilson, supervisora de redação da Supernova Editora;
·         Marcus Ferreira, designer da Decameron;
·         Marina Nessi, franqueada da Casa Cor Paraná;
·         Paulo Alves, designer da Marcenaria São Paulo;
·         Pedro Ariel, diretor de redação da revista Casa Claudia;
·         Roberta Dietrich, apresentadora do programa Bem Viver;
·         Roselie Faria Lemos, presidente da SC Design;
·         Simone Bobsin, coordenadora editorial do programa Missão Casa;
·         Tuca Reinés, arquiteto e fotógrafo.



A mostra segue até domingo dia 15 de Junho, em Florianópolis e Itajaí.

Comentários