CADEIRA DIZ SERÁ LEILOADA EM PROL DA AÇÃO SOCIAL EM CURITIBA

CADEIRA ASSINADA POR SÉRGIO RODRIGUES SERÁ LEILOADA EM PROL DA AÇÃO SOCIAL EM CURITIBA

No próximo dia 12 de Setembro (quinta-feira), o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) promove o leilão da cadeira Diz, assinada pelo arquiteto e designer carioca, Sérgio Rodrigues. O leilão será transmitido pela televisão, no canal 182 (Supermix) da SKY, a partir das 23 horas. Todo o dinheiro arrecadado com a ação será utilizado nas ações sociais desenvolvidas pelo IPCC, que atende todos os anos mais de 650 mil pessoas.

Foi um presente maravilhoso que recebemos e estamos muito confiantes no resultado do leilão. Nosso trabalho é norteado pela ideia de transformar a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de promover a autonomia e a cidadania delas. Por isso, uma iniciativa como essa é fundamental para apoiar as nossas atividades”, explica a presidente do IPCC, Francisca Cury.

Sérgio esteve em Curitiba para participar da abertura da 6ª Mostra Mueller Ecodesign, realizada pelo Shopping Mueller, onde foi homenageado. A doação da cadeira aconteceu através do Shopping Mueller e da loja Decormade, associada do Núcleo Paranaense de Decoração. O arquiteto ficou emocionado quando soube como a peça iria ajudar milhares de pessoas.

“Eu me sinto honradíssimo em poder ajudar um movimento do bem como esse que o IPCC realiza. Estou sinceramente muito emocionado. A pessoa que arrematar a cadeira na verdade não vai adquirir apenas uma peça, mas vai contribuir com todas essas benfeitorias”, comemorou.

Criado em 1984, o IPCC é uma associação civil, sem fins econômicos lucrativos, de caráter assistencial, educacional, beneficente e cultural, situado na capital paranaense. O trabalho do órgão acontece de forma integrada com outras entidades assistenciais de Curitiba, apoiando programas e projetos de caráter social voltados à população de baixa renda.

O arquiteto
Nascido em 1927, no Rio de Janeiro, Sérgio Rodrigues é considerado um dos principais arquitetos e designers do Brasil, tendo entrado no ramo na década de 50, período em que a arquitetura moderna foi consolidada. Rodrigues foi um dos arquitetos responsáveis pelo projeto do Centro Cívico de Curitiba e seu mobiliário é internacionalmente conhecido por exaltar a cultura brasileira. Sua peça mais famosa é a "Poltrona Mole", de 1961, um ícone do design nacional, que está no acervo do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).

A peça
A Cadeira “Diz” é uma peça em madeira certificada criada em 2002. É uma das peças mais disputadas do acervo do arquiteto e ganhou, em 2006, o prêmio Design Museu da Casa Brasileira, na categoria mobiliário. Na época, foi escolhida por unanimidade pelo júri que apontou “com maior qualidade sua estrutura de madeira bem resolvida e trabalhada com maestria. Além disso, é uma peça extremamente confortável e bonita, qualquer que seja o ângulo de visão”.

Comentários

mdf disse…
Que cadeira legal! Muito chique.
Forte abraço.
(artesanato em mdf)