ARQUITETURA ESPECIALIZADA EM TURISMO

Arquitetura especializada em turismo será tema de evento em Curitiba

Nos dias 16 e 17 de Agosto acontece em Curitiba mais uma edição do Architectour, evento que reúne arquitetos internacionais que planejaram monumentos reconhecidos por seu impacto junto ao setor de turismo. Realizado desde 2008, tanto no Paraná quanto em Santa Catarina, o Architectour traz as últimas tendências do segmento de arquitetura e engenharia. A programação conta com a apresentação de cases de sucesso que demonstram o impacto de determinadas estruturas e construções no desenvolvimento sustentável da cultura e do turismo locais. Temas paralelos como a mobilidade urbana e a valorização do patrimônio cultural também farão parte dos debates gerados pelo evento. 

Um dos palestrantes é Thomas Dhalgren, engenheiro do Grupo COWI, empresa dinamarquesa responsável por obras como o túnel submerso de Limerick, na Irlanda, cuja construção impactou diretamente o desenvolvimento econômico local. Além de túneis submersos, Dhalgren falará sobre a construção de portos para atracação de cruzeiros e sobre o planejamento de marinas e de ilhas artificiais como Qatar e Dubai.

A palestra de abertura será feita pelo arquiteto argentino Alberto Varas que, sob o tema "Novas infraestruturas urbanas em Buenos Aires", abordará a relação entre urbanismo, mobilidade urbana e turismo.

O inglês Robert Rummey, arquiteto paisagista e urbanista, também estará em Curitiba. Com rica experiência em arquitetura comercial, residencial e em projetos para o setor público, Rummey apresentará o case: "Diferentes escalas de projetos. Do croqui, passando pelo paisagismo até grandes equipamentos".

O Turismólogo Ricardo Garcia Viana Brookers, professor da Universidad Europea de Madrid trará o tema "O impacto da arquitetura no turismo: o que as grandes obras, monumentos e afins representam na força do turismo". Brookers é especialista em turismo de eventos e em gestão de turismo. Em sua palestra também apresentará números, estatísticas e projeções.

Outra grande empresa de arquitetura que estará presente no evento é a dinamarquesa CF Moller. Representada pelos arquitetos Anna Maria Indrio e Christofer Fay, apresentará o case "Planejamento, Mobilidade, Terra e Água. Arquitetura Turística, humana e Monumental".

A aplicação de projetos de arquitetura e engenharia para promover a regeneração urbana à beira-mar será abordada pelo arquiteto inglês John Lyall. A relação entre design urbano e o turismo é outro tema de destaque da programação e será tratado pela arquiteta argentina Agélica Campi.

O Architectour 2012 é promovido pela Shopconsult e tem como patrocinadora a Mosarte, empresa líder no segmento de revestimentos especiais. Conta com o apoio do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), Daniela Buzzi Fotografia de Arquitetura e Revista Casa Sul. Será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Eventos da FIEP (CIETEP), das 9h às 19h30. A inscrição custa R$ 90,00 e pode ser feita pelo site www.shopconsult.com.br. 

Comentários

Postagens mais visitadas