Limpeza do fogão


  Todos dizem que na limpeza de um fogão a pior parte é o forno; mas verão que não é tão ruim assim, pois quase não dará trabalho. Coloque dentro do forno frio um prato contendo 1/2 xícara (chá) de amônia; feche imediatamente a porta do forno, deixando-a agir por algum tempo, enquanto se ocupa de outras tarefas. 
  Depois retire o prato do forno e proceda à limpeza normal, porque a gordura e sujeiras terão se soltado com o vapor da amônia.
  Deixando o fogão esfriar bem, antes de começar sua limpeza, fará com que seu esmalte não se desgaste.
  Para limpar as partes que ficam diretamente em contato com o fogo, faça uma mistura de água com vinagre; nas partes grandes, molhe um paninho nesta solução e esfregue; assim as chamas permanecerão sempre azuis.
  Os bicos de gás também ficarão brilhando se neles se pingar, enquanto ainda quentes algumas gotas de limão, esfregando-os com esponja de aço e sabão de coco.
  Para as tampinhas, deixá-las um pouco de molho na solução de água, vinagre e sal; depois esfregar com esponja de aço e lavar.
  Se o forno estiver muito quente na hora de colocar o bolo ou torta, introduza antes uma vasilha com água fria ou gelada, deixando alguns segundos. Retire-a então, e o forno poderá ser usado imediatamente.
  Quando acontecer de derramar alguma coisa no forno, e esta se queimar, faça desaparecer o cheiro de queimado espalhando um pouco de sal no forno.


Fonte: Sebastiana Quebra Galho – Rosa Amanda Strausz


Comentários