FEIJÃOZINHO CASTRENSE

Aa vizinha cidade de Castro, pra quem está entre Curitiba e Maringá...

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo lança amanhã o “Feijãozinho Castrense”

Bebida à base de feijão será servida em bares, restaurantes e lanchonetes
- O lançamento é nesta terça-feira (22/06), às 20 horas, no Sindicastro, o “feijãozinho castrense”, bebida à base de feijão servida acompanhado de courinho pururuca, queijo ralado, pão francês, pimenta tabasco e servido com batida de limão ou refrigerante.

A ideia é que o prato seja servido em bares, restaurantes e lanchonetes durante o inverno. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, explica que a ideia da bebida é aproveitar que Castro, além de cidade turística, já possui dois pratos na área gastronômica, o “Castropeiro”, a base de feijão e o “Castrofest”, a base de carne de cordeiro. “Agora teremos um prato de entrada. O feijão é o principal elemento da agricultura familiar em nosso município. Castro se destaca entre os maiores produtores do Estado do Paraná e é pioneiro na comercialização de feijão ligado à Bolsa Brasileira de Mercadorias via internet, instrumento coordenado pelo Sindicato Rural de Castro, visando melhorar as condições de mercado. Temos ainda, duas fábricas de couro de porco à pururuca e queijo em abundância”.

História
Bebida tradicional do norte do país, principalmente em Recife, onde é conhecida como “caldinho, caldo de feijão, feijão amigo, entre outros”, veio para o Sul em grande escala por meio de Eugênio Santos, que soube da bebida por seu filho, e juntamente com sua esposa, Yone Cavalin, criou uma nova receita e lançou em seu bar em São Paulo, na Vila Esperança, se consagrando com sucesso, noticiado pela grande imprensa paulista.

A receita original não foi deixada, porém, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo refaz a receita e batiza com o nome de Feijãozinho Castrense”.

Comentários

Fabiana Guedes disse…
Muito legal ver Castro no seu Blog!
VALEU pelo espaço!